A operação ocorrerá no Estado de Minas Gerais e tem por objetivo verificar a regularidade da gestão de produtos controlados por parte de empresas, entidades ou pessoas autorizadas. Elas receberão orientações e, eventualmente, haverá autuação e responsabilização dos infratores, com penas que vão desde a advertência até a cassação do registro de funcionamento.  

A operação conjunta é resultado do trabalho de uma comissão constituída em junho deste ano por representantes da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), do Exército Brasileiro, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal, do Ministério Público, da Prefeitura de Belo Horizonte e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sef).

O grupo traçou um mapa dos furtos de explosivos e explosão de caixas eletrônicos, a partir do compartilhamento das informações das inteligências de todos os órgãos envolvidos. As áreas de atuação foram definidas como pontos prioritários desta primeira operação, já que o transporte e acautelamento de explosivos no estado são a raiz do problema da explosão de caixas eletrônicos.

Outros esclarecimentos sobre a operação “Forças de Minas” poderão ser obtidos, na Seção de Comunicação Social da 4ª Região Militar (telefone: 31 3508-9514; e-mail: comunicacao@4rm.eb.mil.br) e na Assessoria de Comunicação Social da Seds (telefones: 3915.5543/5544/5552/5553; e-mail: ascom@defesasocial.mg.gov.br)