A cidade de São Lourenço, no Sul de Minas recebe o I Encontro de Corais Penitenciários do Sul de Minas neste sábado (15.12).  O evento terá a participação  de mais de 60 detentos das unidades prisionais de Alfenas, Baependi, Caxambu, Itajubá, São Lourenço, São Sebastião de Paraíso, Três Corações, Três Pontas e Varginha. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi).

O encontro é organizado pelo maestro do Grupo Vozes da Cela, do Presídio de São Lourenço, José Henrique Martins. Ele conta que o objetivo é promover a troca de conhecimento e experiências entre os presos e buscar a transformação pessoal de cada um deles através da música.   “Pretendo levar a iniciativa a Belo Horizonte no ano que vem e tornar o evento estadual”, completa.

Representando a Suapi, estarão presentes no encontro a diretora de Ensino e Profissionalização, Sandra Madureira, e o superintendente de Atendimento ao Preso, Helil Bruzadelli. Para ele, a iniciativa veio para mostrar que uma vida longe dos crimes é possível. “Através da arte e da cultura, os indivíduos presos adquirem valores e mostram para a sociedade que todos merecem uma segunda chance”, afirma. Autoridades locais e diretores das unidades prisionais que se apresentarão também irão ao evento.

O I Encontro de Corais Penitenciários acontece a partir das 19 horas no Auditório do Salão Dom Diamantino Prata de Carvalho, na Praça da Igreja Matriz, localizada na Avenida Dom Pedro II, s/n, no centro de São Lourenço.