O dormitório tem espaço para até 40 presos, aumentando o número de vagas na unidade prisional. O diretor de ressocialização do presídio, Leandro Rodrigues Palma, afirma que “com o dormitório, os presos que cumprem pena em regime semiaberto terão melhores condições para sua reintegração à sociedade”.

Já o Salão Família será um ambiente destinado para os parentes dos detentos que poderão esperar, de forma confortável,salao_familia.jpg o horário das visitas. “O local possui banheiros, fraldário e bebedouro”, conta o diretor geral do presídio, Rodney Dantas Pinto. Para ele, o espaço beneficiará, principalmente, os familiares que moram em outros municípios, já que eles poderão descansar da viagem.

O evento de inauguração do anexo contou com a presença de diversas autoridades locais, como o deputado estadual Ulysses Gomes, o comandante do 56º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Alexandre Nocelli, o delegado regional Pedro Henrique Rabelo, o secretário do município de Defesa Social, Nilton Gonçalves e o prefeito de Piranguinho, Antônio Carlos Silva. Membros da Defensoria Pública, da Câmara Municipal de Itajubá e do Rotary Clube também participaram da cerimônia.

Ações de ressocialização

O Presídio de Itajubá promove diversas ações de ressocialização. A unidade possui, atualmente, 80 presos estudando e cerca de cem trabalhando, além de realizar um trabalho social no município, disponibilizando a mão de obra de dois detentos para o asilo Lar da Providência e auxiliando em reformas e construções de casas para famílias carentes. O estabelecimento prisional também possui parceria com as prefeituras de Itajubá e de Piranguinho, com trabalho em obras públicas e fabricação de artefatos de cimento.

Outra obra já foi iniciada na unidade neste mês. Quinze presos estão trabalhando na construção de um galpão de 600 metros quadrados. A obra tem previsão de término em junho deste ano, e, quando pronta, funcionará para a construção de estruturas metálicas da empresa Truss Armações. A expectativa é empregar mais de cem detentos do presídio, elevando em até 70% o número de internos trabalhando.

 

Crédito fotos: divulgação Seds