Para o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, com a nova estrutura, os detentos do Presídio Dr. Nelson Pires terão melhores condições para a ressocialização por meio do trabalho e estudo.
As novas instalações contam com dois alojamentos femininos e 11 masculinos e um albergue destinado aos presos do sexo masculino do regime semiaberto e aberto, com 1.353,45 m² de área construída, em terreno doado pela prefeitura. O local dispõe de sala para visitantes, galpão para trabalho de presos, duas celas para visita íntima, biblioteca, parlatório, espaço para revista masculina e feminina, consultórios médico, psicológico e dentário e área administrativa.
O direto-geral do presídio, Luiz Felipe Pinheiro dos Santos, informou que no local já é possível estabelecer parceria de trabalho com a prefeitura. Segundo ele, o município vai instalar um galpão para produção de blocos de concreto que serão utilizados em pavimentações das vias urbanas, “a fábrica começa a funcionar logo após a inauguração e a expectativa é que a parceria ofereça trabalho a 20 detentos,” acrescentou.
Ainda este ano serão construídas duas salas de aula e um laboratório de informática. Serão oferecidos, ainda, dois cursos profissionalizantes, um de pedreiro e outro de carpinteiro de telhados, com 15 vagas cada um. No terreno há espaço que será destinado ao ensino de técnicas de plantio de hortaliças e leguminosas.
O Presídio Dr. Nelson Pires foi assumido pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) por meio da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), em março de 2010. O objetivo foi otimizar o trabalho da Polícia Civil, liberando os policiais para ações de polícia judiciária. Com a nova estrutura, o local onde funciona o atual presídio será entregue à Polícia Civil.