Antes de ser classificado para o campeonato, o oficineiro passou por um treino oficial da Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu, no qual venceu todas as lutas. Para ele, a preparação e a conquista da vaga na equipe brasileira para o torneio podem representar bons exemplos aos jovens que participam do programa.
Vítor afirma que, durante os treinos do Fica Vivo!, tenta passar aos jovens valores como dedicação, determinação e foco em relação às atividades que desenvolvem. Ele conta, ainda, que o Wushu proporciona desafios aos alunos, estimulando também as famílias, que frequentemente acompanham as atividades e acabam envolvidas. “Como eu, vários destes garotos e garotas estão disputando torneios dentro e fora de Minas”, destaca orgulhoso.
Kung Fu Wushu
Wushu é um termo chinês que significa, literalmente, "arte da guerra". No Brasil, normalmente fala-se apenas kung fu. A arte marcial milenar, se bem praticada, possibilita um equilíbrio pessoal integral, ao exercitar a concentração e a disciplina, trabalhando a saúde corporal e mental, bem como a persistência e o respeito aos limites.
Programa Fica Vivo
O programa faz acompanhamento especializado dos jovens de 12 a 24 anos de áreas com altos índices de criminalidade. São oferecidas cerca de 600 oficinas voltadas para o esporte, arte e cultura. Desde sua criação, o Fica Vivo! realizou, em média, 13 mil atendimentos por ano, reduzindo em 50% os índices de homicídio nas regiões que abrange.