Com funcionamento 24 horas, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional de Minas Gerais (CICC), também conhecido como Sala de Situações e Gerenciamento de Crises, monitorou e coordenou o deslocamento da delegação até um hotel na região da Pampulha. A equipe do Taiti, mesmo vindo antes do previsto, que era 12 de junho, foi acompanhada com todo o esquema de segurança programado para a data.  “Isso mostra que já estamos, antecipadamente, prontos para os grandes eventos esportivos que se aproximam”, afirmou a secretária adjunta Cássia Gontijo. Na semana seguinte, a delegação da Nigéria será a próxima recebida por Minas Gerais.

De acordo com o Coronel Wilson Cardoso, representante da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (SECOPA), todas as seleções que por aqui passarem terão esquema de segurança máxima. “As delegações que chegarem ao estado vão ser acompanhadas 24 horas por dia,  enquanto permanecerem aqui. O esquema de segurança começa já no desembarque no aeroporto. A partir de então, uma célula de segurança integrada por vários órgãos acompanhará a seleção em todo deslocamento”, explicou o Coronel.  

Durante a primeira operação oficial de escolta de seleções da Copa das Confederações, mini_img_3547.jpgrepresentantes da Guarda Municipal, BHTrans, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, DER, Samu, Infraero, Polícia Rodoviária Federal, Abim, Polícia Federal, Exército Brasileiro, representantes da Secopa-MG, Sedes e Sesge, monitoraram todo o comboio diretamente do Centro de Comando e Controle, na Cidade Administrativa.  

“O sistema de acompanhamento do CICC conta com imagens de 400 câmeras dos diversos órgãos aqui presentes projetadas em um grande vídeo wall. Alguns pontos, que por ventura não estão cobertos, possuem outras formas de controle que já foram planejadas e treinadas para que a segurança seja a máxima possível”, destacou o Coronel.  

A Seleção do Taiti faz o seu primeiro treino em solo brasileiro nesta sexta-feira, às 16h, no CT Lanna Drumond, o centro de treinamento do América. Funcionários da Guarda Municipal e da BHTrans controlarão o sistema de trânsito durante os deslocamentos da Seleção.  

“As rotas protocolares já foram planejadas, todo o trajeto será monitorado por via terrestre e aérea, visando à segurança e fluidez do trânsito no período de deslocamento. Também foi feito um levantamento de análise de riscos, como, por exemplo, intercorrências no percurso, estabelecendo assim rotas alternativas”, detalhou o representante da Sesge, Paulo Roberto Marques.

 

Crédito fotos: Mayara Gouvea/Ascom Seds