O Ouvidor de Polícia da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE), Rodrigo Xavier, foi o palestrante convidado do Curso de Formação de Sargentos da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EFAS) da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais. Os encontros, que também contaram com a participação do assessor militar da Ouvidoria de Polícia, Tenente Coronel Alexander Ferreira, aconteceram nos dias 5 e 6, na sede da EFAS, na Rua Doutor Gordiano, nº 123, no Bairro Prado, em Belo Horizonte.
Rodrigo Xavier falou para mais de 600 militares nos dois dias de palestra, abordando assuntos como a função desempenhada pela Ouvidoria de Polícia como órgão de controle externo às polícias e sua atuação parceira com as mesmas. O ouvidor frisou que a Ouvidoria de Polícia não é apenas uma garantia para o cidadão, mas também para os policiais. “Uma Ouvidoria que trata com zelo as manifestações recebidas protege também o trabalho bem feito” declarou.
O Ouvidor também apresentou aos participantes, entre eles o comandante da EFAS, Tenente Coronel Costa, as demandas recebidas pela Ouvidoria de Polícia em maior quantidade nos últimos meses, como por exemplo, a abordagem policial. “Compartilhar com os senhores as demandas enviadas à OGE pelo cidadão faz parte da nossa estratégia de contato permanente entre os órgãos (OGE e PMMG), visando sempre à melhoria do serviço prestado junto à população”, afirmou Rodrigo Xavier. Ele destacou ainda, que as forças de segurança pública, especialmente a Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo, devem ser vistas e compreendidas como a primeira garantidora dos direitos humanos. Por isso o cidadão, ao ser abordado, deve receber um tratamento dentro de princípios éticos, técnicos e legais.
Fonte: www.ouvidoriageral.mg.gov.br