Para fortalecer as ações de enfrentamento às drogas em Minas Gerais, o Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (Conead) realizará, ao longo do ano, encontros com representantes de diversos municípios mineiros para discutir a temática. O objetivo é conhecer a realidade de cada local e verificar formas como o Conselho pode atuar para fortalecer a política.
O primeiro encontro aconteceu em Caxambu, na região Sul de Minas Gerais, na última sexta-feira (09.05), e reuniu representantes de 35 municípios da região. Participaram autoridades do Executivo, Legislativo, Judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público, além de lideranças de instituições não governamentais.

Durante o evento foi apresentado um histórico do Sistema Estadual de Políticas sobre Drogas e a função do Programa Estadual de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar de Minas Gerais, na prevenção ao uso. Também foram discutidos a importância da vigilância sanitária nas fiscalizações e o papel do Ministério Público e da sociedade civil organizada na implantação e fortalecimento dos Conselhos Municipais de Políticas Sobre Drogas.
De acordo com a assessora jurídica do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas, Dilma Abreu Rocha, os encontros regionais são formas de conhecer a realidade de cada município e aprimorar a política de enfrentamento às drogas. “O que queremos é fomentar a criação de Conselhos Municipais e fortalecer os que já existem”, afirmou. Os próximos encontros devem acontecer a partir de julho.