Patrocínio, na Região do Alto Paranaíba, recebeu nesta segunda-feira (16.06) o segundo Centro de Reintegração Social da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) da cidade. A unidade, inaugurada nesta segunda pela Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) e Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), é voltada a reeducandas do sexo feminino dos regimes fechado e semiaberto e tem 20 vagas.
Durante a solenidade de entrega da nova APAC, o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, destacou a importância do projeto. "Recebemos constantemente comitivas de outros Estados e de outros países que querem conhecer esse modelo com sucesso absoluto de ressocialização e convívio de presos. As condições de cumprimento da pena, aliadas ao ambiente criado nas APACs, permite que o condenado seja devolvido ao convívio da sociedade com uma nova perspectiva de vida", ressaltou. O secretário destacou também que há sete novas unidades APAC em construção no Estado (Tupaciguara, Uberlândia, Montes Claros, Manhumirim, Barbacena, Itabirito e Alfenas), todas erguidas com recursos obtidos pela Secretaria de Defesa Social junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Em Patrocínio, desde 2011, está em funcionamento um Centro de Reintegração Social da APAC voltado para reeducandos do sexo masculino. Desde a sua inauguração, o Estado, por meio da SEDS, já enviou cerca de R$ 1,2 milhão para manutenção do local.
Modelo Apac
O Governo de Minas é parceiro do Poder Judiciário na manutenção das APACs, entidades que se dedicam à reintegração social dos condenados. O trabalho da APAC baseia-se em um método que se destaca pela corresponsabilidade do preso em sua recuperação, pelo envolvimento e colaboração dos familiares dos presos e pela participação da comunidade para a recuperação de condenados e sua reintegração à sociedade. A APAC é desenvolvida também com a parceria de instituições da sociedade civil nos municípios em que estão instaladas.
Obras
Antes da inauguração da nova sede da Apac, o secretário Rômulo Ferraz, acompanhado do comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Márcio Martins Sant´Ana, visitou as obras de construção da sede própria do 46º Batalhão da Polícia Militar. A nova sede tem investimento previsto de R$ 4,5 milhões do Governo do Estado e deve ser inaugurada até o fim do ano. No local, funcionará a parte administrativa da corporação, a Companhia Tático Móvel e o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).
O secretário também visitou as obras do novo Instituto Médico Legal (IML) de Patrocínio. Os equipamentos para funcionamento do local foram adquiridos pela Polícia Civil de Minas Gerais e a reforma de uma antiga capela, local onde funcionará o IML, foi custeada pela Prefeitura Municipal. A inauguração do instituto deve acontecer nos próximos 30 dias.
Por Fernanda Leonel