Patrocínio, na Região do Alto Paranaíba, recebeu nesta segunda-feira (16.06) o segundo Centro de Reintegração Social da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) da cidade. A unidade, inaugurada nesta segunda pela Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) e Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), é voltada a reeducandas do sexo feminino dos regimes fechado e semiaberto e tem 20 vagas.

Durante a solenidade de entrega da nova APAC, o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, destacou a importância do projeto. "Recebemos constantemente comitivas de outros Estados e de outros países que querem conhecer esse modelo com sucesso absoluto de ressocialização e convívio de presos. As condições de cumprimento da pena, aliadas ao ambiente criado nas APACs, permite que o condenado seja devolvido ao convívio da sociedade com uma nova perspectiva de vida", ressaltou. O secretário destacou também que há sete novas unidades APAC em construção no Estado (Tupaciguara, Uberlândia, Montes Claros, Manhumirim, Barbacena, Itabirito e Alfenas), todas erguidas com recursos obtidos pela Secretaria de Defesa Social junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Solenidade de inauguração da APAC de Patrocínio conta com a presença de autoridades locais  Crédito: Fernanda Leonel

Em Patrocínio, desde 2011, está em funcionamento um Centro de Reintegração Social da APAC voltado para reeducandos do sexo masculino. Desde a sua inauguração, o Estado, por meio da SEDS, já enviou cerca de R$ 1,2 milhão para manutenção do local.

Modelo Apac

O Governo de Minas é parceiro do Poder Judiciário na manutenção das APACs, entidades que se dedicam à reintegração social dos condenados. O trabalho da APAC baseia-se em um método que se destaca pela corresponsabilidade do preso em sua recuperação, pelo envolvimento e colaboração dos familiares dos presos e pela participação da comunidade para a recuperação de condenados e sua reintegração à sociedade. A APAC é desenvolvida também com a parceria de instituições da sociedade civil nos municípios em que estão instaladas.

Obras

Antes da inauguração da nova sede da Apac, o secretário Rômulo Ferraz, acompanhado do comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Márcio Martins Sant´Ana, visitou as obras de construção da sede própria do 46º Batalhão da Polícia Militar. A nova sede tem investimento previsto de R$ 4,5 milhões do Governo do Estado e deve ser inaugurada até o fim do ano. No local, funcionará a parte administrativa da corporação, a Companhia Tático Móvel e o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).

Secretário Rômulo Ferraz visita obra de construção do 46º BPM  Crédito: Fernanda Leonel

O secretário também visitou as obras do novo Instituto Médico Legal (IML) de Patrocínio. Os equipamentos para funcionamento do local foram adquiridos pela Polícia Civil de Minas Gerais e a reforma de uma antiga capela, local onde funcionará o IML, foi custeada pela Prefeitura Municipal. A inauguração do instituto deve acontecer nos próximos 30 dias.

 

Por Fernanda Leonel