NATAL SOLIDÁRIO

 

Levar um pouco mais de alegria e de assistência a mulheres em situação de vulnerabilidade e que sofreram violência doméstica. Esta é a ideia da campanha “Natal Solidário” que a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) está promovendo este ano.

O local escolhido para receber as doações é a Casa de Referência da Mulher Tina Martins, que fica no bairro Funcionários, na capital. O espaço, que sobrevive graças ao trabalho de voluntários e doações, tem capacidade para abrigar até oito pessoas. Todo o trabalho realizado na casa visa à proteção e à tomada de consciência para o enfrentamento a toda a forma de violência na sociedade, além de o local ser de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. São realizadas ações que vão desde economia solidária para que elas consigam gerar a própria renda, até encaminhamento psicológico, jurídico, médico e rodas de conversas.

A Casa Tina Martins trabalha com base em quatro eixos: Acolhimento, que dá orientação (jurídica, psicológica e de serviço social) às mulheres, fornecendo instrumentos que garantam a independência delas e as dê autonomia. Formação Política, oficinas, palestras e rodas de conversas que permitem o acesso à informação, ressignificação de conceitos e troca de experiências. Encaminhamento, em parceria com a Rede Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Minas Gerais, encaminha as mulheres para outros locais quando a Casa não for a melhor opção. E o Abrigamento, que abriga, durante um período variado de caso a caso, mulheres vítimas de violência doméstica.

Para auxiliar a Casa, a Sesp está arrecadando alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal até o dia 21 de dezembro. As doações podem ser entregues diretamente na Assessoria de Comunicação (3º andar do prédio Minas).

Serviço

Natal Solidário Sesp 2017

Quando: Doações até o dia 21/12/2017

Onde: Assessoria de Comunicação – Ascom (3º andar do Prédio Minas)

O que doar: Alimentos (arroz, feijão, macarrão, molho de tomate, tempero, óleo, biscoitos, doces, enlatados, leite, etc.), materiais de limpeza (detergente, desinfetante, água sanitária, sabão para lavar roupas, panos de chão), produtos de higiene pessoal (shampoo, condicionador, sabonete, pasta de dente, absorvente, papel higiênico, etc.) e roupas (femininas e infantis porque algumas mulheres chegam com suas crianças na casa).