Estes são alguns dos índices divulgados na edição do Anuário de Informações Criminais do ano de 2005, lançado hoje pela Fundação João Pinheiro (FJP) em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Social e as polícias Militar e Civil de Minas Gerais. Estiveram presentes o secretário de Estado de Defesa Social, Ibrahim Abi-Ackel , o chefe do Estado Maior da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Eduardo Mendes de Souza, e o delegado de Classe Especial, Osmiro Camilo Coelho, da Coordenação de Segurança da Polícia Civil de Minas Gerais. Segundo Abi-Ackel, os bons resultados refletidos no anuário são uma demonstração de que em Minas não se enfrenta a questão da criminalidade com ações isoladas e sim de forma científica, planejada e com transparência.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), registra-se uma diminuição das taxas médias mensais de Crimes Violentos (queda de 14,5%), Homicídios (queda de 9,69%) e Roubos (diminuição de 15%). Segundo os dados do anuário, há uma diminuição relativa da importância da RMBH no conjunto da criminalidade violenta em Minas Gerais, que se reduziu de 65,81% de todas as ocorrências de Crimes Violentos no estado em janeiro de 2003 para 51,36% em dezembro de 2005, o que corresponde a uma diminuição relativa de 22%. A tendência em Belo Horizonte segue o que é observado na RMBH, com queda das taxas mensais médias de 14,65% nos Crimes Violentos, 15% nos Homicídios e 14,79% nos Roubos. Na RMBH, Ribeirão das Neves, município no grupo das cidades com população superior a 250 mil habitantes, retrata bem a diminuição observada em toda a Região Metropolitana, com quedas elevadas de 35,31% nos Crimes Violentos, 6% nos Homicídios e 40,34% dos Roubos.

Em relação ao grupo de municípios com mais de 250 mil habitantes, as taxas mensais médias também registram diminuição de 8,24% para Crimes Violentos, de 8,9% nos Homicídios e 8,33% nos Roubos. O mesmo se observa no grupo de municípios com população entre 100 e 250 mil habitantes, uma vez que as quedas são de 7,59% de Crimes Violentos, 6,53% dos Homicídios e 7,74% nos Roubos. Os dados do Anuário de Informações Criminais de 2005 já estão disponíveis na página da Fundação João Pinheiro (FJP) no endereço www.fjp.mg.gov.br e estarão disponíveis também, a partir de segunda-feira, dia 24 de abril, na página da Secretaria de Estado de Defesa Social no endereço www.seds.mg.gov.br.