O Metrô de Belo Horizonte foi palco, nesta quarta-feira, 02.03, de uma performance teatral encenada por 15 jovens do programa Fica Vivo!, da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Os jovens atores embarcaram na Estação Santa Inês e circularam pelos vagões, descendo nas estações Santa Tereza e Central.

metro 3


A apresentação faz parte do projeto institucional denominado Fica Vivo! EnCena, que promoveu intercâmbio entre as oficinas de teatro do Programa Fica Vivo! nos bairros Jardim Leblon, de Belo Horizonte, e Morro Alto, de Vespasiano, onde a Seds mantém Centros de Prevenção à Criminalidade (CPC). Os jovens foram preparados para a apresentação pela diretora de teatro Cida Falabella e pela preparadora corporal Anna Guisoli.


Ana Carolina Gonçalves Ferreira, gerente de projetos do Programa Fica Vivo! explica que o teatro vai de encontro a duas das principais vertentes do programa: promover a circulação dos jovens nos diversos espaços da cidade e fortalecer o relacionamento entre as comunidades. “Em um projeto como esse, os adolescentes passam a se sentir integrantes da cidade, além de mostrar seus talentos e chamar a atenção das pessoas de forma artística”, afirma.


Uma das participantes é Josilane da Silva Leal Fernandes, de 16 anos de idade, moradora do Jardim Leblon. Ela frequenta a oficina de teatro do Fica Vivo! há cerca de três anos. “A experiência foi incrível, consegui me concentrar no roteiro e ao mesmo tempo perceber as reações das pessoas. Parece que gostaram e ficaram curiosas”, reflete.

metro 2

Experiência sensorial
“A gente não precisa sempre da palavra para dizer algo. O corpo pode falar muito mais”, explica Ana Guisoli. Foi com essa proposta, segundo ela, que os jovens conseguiram chamar a atenção dos passageiros do Metrô e mostrar talento artístico.

Os 15 atores do Fica Vivo! entraram na Estação Santa Inês em silêncio e permaneceram assim durante todo o trajeto. Todos os movimentos eram lentos, integrados e harmonizados nos espaços dos vagões e plataformas. Na Estação Santa Tereza surpreenderam os espectadores, pois circularam de olhos vendados, guiados por um dos colegas.

metro

 


Cida Falabella, a diretora teatral, considera que o grupo está em um nível elevado de maturidade e expressão artística. “O mais importante desta experiência é o impacto no interior de cada um deles, por isso decidimos explorar a percepção dos sentidos, em especial do tato e da visão”, ressalta.

Fica Vivo!
O Fica Vivo! é um programa de controle de homicídios em territórios de alta vulnerabilidade social e elevados índices de violência. Opera com base em análises da dinâmica social das violências e investe em projetos de base local em rede com outras instituições dos territórios, oferece oficinas culturais, esportivas e faz atendimentos psicossociais. O Programa Fica Vivo! tem como público adolescentes e jovens de 12 a 24 anos.

Matéria: Bernardo Carneiro

Fotos: Carlos Alberto/Imprensa MG