O Tour da Tocha Olímpica, que começa neste sábado, 07.05, será continuamente monitorado por agentes de 38 instituições de segurança pública e de defesa civil estaduais, federais e municipais. As duas unidades de comando e controle móvel (CICC Móvel) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e o Centro de Comando e Controle Móvel do Corpo de Bombeiros estarão nas oito cidades de celebração da tocha (ver quadro) e vão funcionar como centro de captação de imagens e como posto avançado de controle, para tomada de decisões integradas rápidas.

Cada carreta do CICC Móvel possui dez câmeras acopladas que permitem o monitoramento em um raio de até 30 metros quadrados. As imagens captadas no Tour da Tocha serão vistas e analisadas pelo agentes embarcados no CICC Móvel e também pelos que estiverem a postos no Centro de Comando e Controle Regional (CICCR), que funciona na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

CICCWEB

Nos CICC’s Móveis trabalharão, de forma conjunta, representantes da Secretaria de Defesa Social (SEDS), da Polícia Civil (PC), da Polícia Militar (PM), do Corpo de Bombeiros (CBMMG), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), da segurança privada da Rio 2016, das guardas municipais e dos órgãos executivos municipais de trânsito das diferentes cidades. Eles vão acompanhar o trabalho de suas respectivas instituições e poderão dar comando para a resolução de uma situação de forma imediata.
Operação Tocha

Cerca de 110 profissionais de segurança estão envolvidos nas ações dos Centros de Comando e Controle Regional e Comando e Controle de Comando e Controle Móvel. Essa é a maior operação realizada com os equipamentos desde a sua operacionalização, de acordo com o coordenador do CICC, Vicente Salgueiro. “O trabalho será referência no país, considerando o nível de integração que alcançamos, e servirá de legado para operações futuras de segurança no estado”.

O planejamento da segurança da tocha foi realizado, de forma integrada, após encontros que envolveram representantes da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), da BHTrans, da Prefeitura de Belo Horizonte, do Exército, da Polícia Federal, do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Geais (DER), da Polícia Militar e da Polícia Civil.

ilustração tocha

Tour da Tocha
Araguari, no Território Triângulo Norte, será a primeira cidade de Minas Gerais a receber a tocha olímpica durante a rota de revezamento Rio 2016. Depois, o comboio passará por mais 40 municípios mineiros em dez dias. No país, serão mais de 300 cidades das cinco regiões do país, em 90 dias de percurso, que começou em 3 de maio, em Brasília, e termina em 05 de agosto, data da abertura dos jogos, no Rio de Janeiro.

Nas mais de 30 localidades por onde passará o revezamento - Minas Gerais é o segundo estado com mais municípios incluídos no Tour -, dezenas de cidadãos mineiros vão conduzir a tocha olímpica em mãos pelas ruas. Além de atletas, são pessoas comuns da sociedade, escolhidas de acordo com os valores olímpicos (amizade, excelência e respeito) e paraolímpicos (determinação, coragem, igualdade e inspiração).

Matéria: Dayana Silva

Arte: Patrícia Ester

via GIPHY