Policiais Militares do Grupo Especializado de Policiamento em Áreas de Risco (Gepar) e delegados de área da Polícia Civil participam nesta quinta-feira, 06.10, do segundo Curso Integrado de Prevenção à Criminalidade, promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
A capacitação busca ampliar o conhecimento desses profissionais - que já atuam em áreas de vulnerabilidade social - em relação programas como Fica Vivo!, Mediação de Conflitos, Central de Penas Alternativas (Ceapa) e Programa de Inclusão de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp), aprimorando os trabalhos desenvolvidos.
Além do alinhamento, que amplia possibilidades de intervenção conjunta, a capacitação busca aproximar comunidade, policiais, oficineiros do Fica Vivo! e técnicos dos programas de prevenção para a promoção de uma cultura de paz.
Para o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Sérgio Barboza Menezes, estes treinamentos constituem um marco na história da segurança pública de Minas Gerais. “Hoje nós falamos em índice de criminalidade porque no passado não atuamos adequadamente na prevenção. A integração das polícias e os trabalhos de prevenção são essenciais para a melhoria desses índices. Temos que tirar os jovens e as crianças das vertentes de criminalidade”, ressaltou o secretário.
Integração entre PM e Centros de Prevenção
A titular da Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade (Cpec), Andreza Rafaela Abreu Gomes ressalta que o principal objetivo dos Centros de Prevenção à Criminalidade é o “ouvir as pessoas dos territórios, trazê-las para dialogar para que, assim, possa se conhecer o território e sua história e, posteriormente construir projetos conjuntos para o benefício de todos”. Atualmente, o Governo de Minas mantém 45 Centros de Prevenção à Criminalidade.
Por: Flávia Lima
Fotos: Carlos Alberto / Imprensa MG