Capacitação Professores SUPODWEB

Para prevenir o uso de drogas no ambiente escolar, professores da rede pública e da privada de Ipatinga e municípios vizinhos, no Vale do Aço, passaram por uma capacitação promovida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) nesta quinta-feira, 25.05. O evento foi realizado no auditório do Hospital Municipal Eliane Menezes e faz parte de uma extensa programação que acontece ao longo de toda a semana em Ipatinga, em parceria com a prefeitura, de alerta e prevenção ao uso indevido de álcool e drogas.

O treinamento esclareceu sobre os diferentes tipos de entorpecentes e como se dá a dependência química, preparando educadores para lidar melhor com o possível problema dentro da sala de aula. Durante as explicações, ressaltou-se como é importante que coordenadores pedagógicos, professores e outros envolvidos com a rotina escolar abordem todas as formas de consumo abusivo das drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, com os alunos.

“Prevenir o primeiro uso é fundamental para intervir o mais cedo possível. Um estudo da Subsecretaria de Política sobre Drogas, por exemplo, apontou que a maioria do público atendido pelo Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas da Sesp (CREAD), iniciou o consumo de droga na adolescência, pelo tabaco ou álcool e possui algum familiar usuário ou dependente”, esclareceu um dos palestrantes e chefe de Gabinete da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, realizadora do evento pela SESP, Luciano Pinheiro.

Esse trabalho deve ser feito de forma sistêmica, não só no ambiente escolar, mas em toda a comunidade. O vínculo familiar é um fator determinante para todas as etapas da vida, principalmente na infância e adolescência, como destaca a subsecretária de Políticas Sobre Drogas, Patrícia Magalhães. “O educador deve atuar como multiplicador da prevenção. Por isso, precisa levar orientação e apoio aos pais que, muitas vezes, também estão desestruturados sobre como assumir uma função ativa na vida dos filhos”.

Poliane Reis, coordenadora da Escola Municipal Gercy Benevenuto, em Ipatinga, acredita que a capacitação desta quinta vai contribuir para o ambiente escolar porque vai preparar os educadores para tratar o assunto dentro das problemáticas sociais. “O conhecimento é a chave para as escolhas”, afirma Poliane.

Matéria e fotos: Dayana Silva