O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), capacita até sexta-feira, 02.06, 36 profissionais que atuam nas inteligências de onze estados brasileiros, incluindo Minas. A abertura do curso “Análise de Inteligência – Nível Produção do Conhecimento” aconteceu nesta segunda-feira (29.05), no auditório do Tribunal de Contas do Estado.
Todos que recebem a capacitação atuam nas áreas de inteligência da Sesp, Secretaria de Administração Prisional (Seap), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Belo Horizonte, Guarda Municipal de Contagem, além dos integrantes dos demais estados: Mato Grosso, Tocantins, Brasília, Goiás, Amapá, Pernambuco, Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
“Minas dá muito valor à integração dos trabalhos de segurança. Juntos, somos mais fortes e eficientes”, destacou o secretário adjunto da Sesp, Ailton Lacerda, na abertura dos trabalhos.
Capacitação
A coordenação geral de Inteligência da Senasp propôs uma capacitação destinada a esses profissionais, em âmbito nacional, para ampliar a compreensão dos conceitos da atividade, das redes de informação e dos sistemas. Simultaneamente ao curso ocorrido em Minas Gerais, está sendo realizado outro no Piauí.
Durante as aulas nesta semana será dada ênfase aos exercícios práticos, relacionados à técnica de elaboração de documentos de inteligência. Como salienta o coordenador geral Rômulo Fisch, “a capacitação ajuda os agentes que trabalham na inteligência da Segurança Pública e que precisam de produção do conhecimento para traçar estratégias”, conta.
O curso tem carga horária de 40 horas/aula. A certificação será entregue mediante aprovação em uma avaliação.
Fotos: Carlos Alberto/Imprensa-MG