Ouvir para governar e para saber o que os municípios mais precisam. É essa a orientação do Governo de Minas e é assim que a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) tem trabalhado nos Fóruns Regionais. Nesta quinta-feira, 29.06, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas puderam apresentar suas demandas e receber sugestões de ações que podem ser implantadas em seus municípios no Fórum Regional do Território Caparaó, que aconteceu em Manhuaçu.

Gabinete site

Durante toda a manhã, o secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Barboza Menezes, acompanhado de representantes de todas as áreas de atuação da pasta, realizou atendimentos individuais em um Gabinete Estratégico montado dentro do Fórum. Além de receber as demandas, a equipe apresentou o Catálogo de Serviços da Sesp para os representantes das cidades.

Este documento possui informações detalhadas sobre a atuação da secretaria na prevenção e na redução da violência e também sobre como o Executivo Municipal pode contribuir ou desenvolver ações que impactem na criminalidade. O Plano Estratégico, com o desenho das ações a serem desenvolvidas nos próximos dois anos pela Sesp, também foi entregue.

O prefeito de Raul Soares, Vicente Rufino Osório, foi um dos primeiros a ser atendidos e elogiou a iniciativa. Segundo ele, os projetos de segurança são hoje uma das mais importantes demandas de qualquer município e, este espaço de proximidade e debate, pode contribuir muito para a paz social e oferta de segurança para os cidadãos mineiros, principalmente os do interior.

Estiveram presentes no Gabinete Estratégico, o subsecretário de Integração, Marcelo Vladmir Corrêa, a subsecretária de Prevenção, Andreza Gomes, o subsecretário de Atendimento Socioeducativo, Danilo Emanuel Salas e o chefe de Gabinete da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas, Luciano Pinheiro.

Foto: Divulgação Sesp