Como vem acontecendo nas últimas semanas, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) montou um Gabinete Estratégico para ouvir demandas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças durante o Fórum Regional do Governo de Minas.

Desta vez, subsecretários e superintendentes de todas as áreas da Sesp realizaram a ação na cidade de Nanuque, no Território Mucuri. O objetivo do Gabinete Estratégico é estar perto das pessoas para discutir, apresentar novas ideias e escutar as demandas da área de segurança pública de cada município da região.

IMG 1169 compact

Nanuque foi sede deste Fórum e o prefeito Roberto de Jesus, um dos primeiros a ser atendidos no Gabinete da Sesp. Feliz com a oportunidade de poder ser ouvido e buscar por soluções para o município, Roberto se mostrou preocupado com a questão de adolescentes envolvidos no tráfico de drogas e com a falta de um centro de internação na cidade. Entretanto, após conversar com a equipe ficou um pouco mais tranquilo com a notícia da implantação de uma Casa de Semiliberdade no município no primeiro semestre de 2018 com capacidade para 20 jovens.

Além disso, ainda neste ano, deve ser entregue uma casa de Semiliberdade no município de Teófilo Otoni o que também vai ajudar na resolução de sua demanda. “Essa questão era algo que me preocupava bastante e acho que a possibilidade de acolhermos esses jovens de forma adequada vai ajudar bastante. Valeu muito ter sido recebido aqui”, comentou o prefeito.

Além de receber as demandas e discutir melhorias para os municípios, a equipe apresentou o Catálogo de Serviços da Sesp para os representantes das cidades. Este documento possui informações detalhadas sobre a atuação da secretaria na prevenção e na redução da violência e também sobre como o Executivo Municipal pode contribuir ou desenvolver ações que impactem na criminalidade.

Estiveram presentes no Gabinete Estratégico, o subsecretário de Integração, Marcelo Vladimir Corrêa, a subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Andreza Gomes, a subsecretária de Políticas Sobre Drogas, Patrícia Magalhães e a superintendente de Gestão Estratégica do Sistema Socioeducativo da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo, Patrícia Costa de Mello.

Textos e fotos: Poliane Brandão