A união faz a força e esta regra vale também para o enfrentamento do uso indevido de álcool e drogas. Por isso, o Governo de Minas está realizando encontros em todo o Estado, buscando ampliar e fortalecer a rede de parceiros, além de incentivar a reativação e a implantação de Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas.
Na noite de quarta-feira, 09.08, foi a vez de Passos, no Território Sudoeste, receber esse debate e capacitação, conhecido também como Encontro Regional de Políticas Sobre Drogas. Promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod), o evento reuniu profissionais que trabalham na “ponta” deste enfrentamento, nas áreas de saúde, assistência social, entre outras.
Os participantes conheceram o trabalho que o Estado realiza na área de prevenção ao uso e acolhimento de dependentes e discutiram a necessidade do trabalho intersetorial e transdisciplinar do enfrentamento às drogas.
“Nós esperamos que todos os aqui presentes sejam os multiplicadores desse conhecimento para que a gente alcance o maior número de pessoas com a missão de ajudar quem precisa na questão das drogas”, destacou a subsecretária de Políticas Sobre Drogas da Sesp, Patrícia Magalhães.
Perpétua Ronilsa Lara trabalho no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Passos e foi uma das participantes do encontro. Para ela, a presença do Estado com este tipo de capacitação na cidade é inovadora e vai contribuir para a melhora dos serviços prestados. “Esse é um tema muito difícil de se enfrentar. Às vezes ficamos quase perdidos, tamanha a complexidade. Ajuda especializada e treinamentos são sempre boas oportunidades.”
Reforço da prevenção às drogas
Nesta quinta-feira, dia 10 de agosto, a Subsecretaria de Políticas sobre Drogas da Sesp continua realizando outras duas atividades voltadas para a prevenção ao uso indevido de álcool e drogas.
Durante toda a manhã, cerca de 200 alunos da rede pública do município de Passos participaram da “Maratona da Prevenção”, uma espécie de gincana com atividades lúdicas que alertam jovens sobre os riscos do uso de entorpecentes.
Já na parte da tarde, a partir das 14h, professores da rede pública serão capacitados para que possam lidar melhor com o tema drogas na sala de aula.
Foto: Divulgação Sesp