Na manhã desta quinta-feira, 10.08, cerca de 200 alunos da rede pública participaram de uma Maratona da Prevenção ao uso de drogas, promovida pela Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), dentro da programação dos Fóruns Regionais na cidade de Passos - Território Sudoeste.

As atividades, além de conscientizarem sobre os malefícios do uso de álcool e outras drogas, estimulam a solidariedade, criatividade, companheirismo, saúde e educação. Os adolescentes formam equipes e precisam trabalhar em conjunto para alcançar as metas propostas.

Os jovens também demonstraram solidariedade e arrecadaram cerca de meia tonelada de alimentos para doar a uma comunidade que auxilia dependentes químicos a se livrarem do vício.

A subsecretária de Políticas Sobre Drogas, Patrícia Magalhães, explica que a maratona envolve os adolescentes com a diversão e trabalha elementos essenciais para uma vida saudável, sem drogas. “Fortalecemos valores, conscientizando-os da importância de se manterem distantes das drogas, sem que seja necessário ficar falando que droga não é legal o tempo todo”, comenta.

A equipe azul se destacou e venceu a maratona, recebendo das mãos da subsecretária o trofeu de campeão. Todos os adolescentes também levaram para casa um certificado de participação no evento de prevenção.

 

A diretora da Escola Professor Hilarinho Morais, Kênia Martins, que levou os alunos à maratona, explicou que foi realizado um trabalho prévio em sala de aula, através de dinâmicas, rodas de conversa e atividades, para que eles já fossem refletindo sobre os riscos do uso indevido das drogas. “Tentamos mostrar que é preciso ter conhecimento para fazer as melhores escolhas. Por meio das atividades, os estudantes também expressaram a visão deles. Dessa fora, conseguimos compreender melhor seus pensamentos e quais dificuldades temos pela frente”, conta.

Isabella Canti era uma das mais animadas na equipe campeã e acredita que todas as atividades fizeram diferença para que ela e seus colegas pudessem pensar sobre o problema das drogas. “A gente acha que não é nada; mas quando para pra refletir, percebemos que um deslize pode mudar toda nossa história”, diz.
Professores capacitados

Já no período da tarde foi a vez dos professores participarem de uma capacitação para trabalhar a prevenção ao uso de drogas na sala de aula. As palestras são baseadas nas Diretrizes Internacionais de Prevenção na Base Escolar e ajudam os educadores a identificar o problema em seus alunos, como prevenir e sobre como poderiam ajudar os jovens a buscar ajuda.

A professora Luiza Maria de Jesus participou da capacitação e ficou satisfeita com tudo que ouviu. Ela acredita que os ensinamentos ajudam na rotina dentro da sala de aula. “Prevenir é sempre o melhor caminho para tudo, e, saber como abordar as crianças e jovens para auxiliar, faz muita diferença”, contou.

Por: Poliane Brandão

Fotos: Carlos Alberto