Na última sexta-feira, 18.08 foi a vez da pequena Guarda-Mor, no Noroeste de Minas, receber o Encontro das Macrorregiões da Associação Mineira de Municípios (AMM), realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Com intuito de alinhar gestores municipais e as perspectivas de atuação na área da segurança pública, a apresentação da Sesp no projeto busca capacitar servidores e fomentar discussões pertinentes às suas rotinas e demandas.

No encontro, a assessora da Subsecretaria de Integração de Segurança Pública da Sesp, Ana Assis, ministrou uma palestra para gestores municipais sobre os serviços oferecidos pela Sesp e as diversas formas de atuação da pasta e suas áreas estratégicas no que diz respeito à manutenção da segurança.

                                         

Um dos pontos abordados foram as ações da secretaria na área de prevenção social à criminalidade e o suporte e combate ao uso indevido de drogas. A presença da Sesp também tem o objetivo de promover a integração com os municípios participantes, ouvir as demandas daqueles locais e ofertar possibilidades de atividades que os municípios possam realizar para o estabelecimento de politicas efetivas de segurança pública.

Segundo Ana Assis, “o projeto AMM nos municípios possibilita, por meio de palestras técnicas, um momento de aproximação entre diversos órgãos do Estado e gestores municipais de todo território mineiro, em busca do aprimoramento e fortalecimento da gestão municipal. Possibilita ainda, o conhecimento sobre os serviços oferecidos pela Sesp e aprimoramento de sua gestão”.

Outro ponto importante do encontro é a promoção dos Gabinetes de Gestão Integradas Municipais (GGIM), momento onde cada agente público pode levar para as discussões, particularidades de seu ambiente de trabalho e, dessa forma, pensar soluções em relação à criminalidade de maneira específica e mais eficiente para cada público.

Sobre o projeto

O projeto de interiorização da AMM foi pensado em parceria o com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública/Subsecretaria de Integração e da Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (SECIR/Subsecretaria de Integração Regional), Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA/MG). O programa conta com o apoio institucional da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM), atendendo todas as regionais da AMM, com alcance nos 853 municípios mineiros.

Texto: Neriana Generozo

Fotos: Mayra/AMM