Seguindo a máxima do Governo de ouvir para governar melhor, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), montou, mais uma vez, o Gabinete Estratégico de Segurança Pública durante o Fórum Regional de Caratinga, que aconteceu nesta quinta-feira, 30.11. O subsecretário de Integração de Segurança Pública, Marcelo Vladimir Corrêa, juntamente com o Delegado de Polícia Civil de Caratinga, Luiz Eduardo Moura Gomes, ouviu as demandas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas de toda a região e apresentou sugestões de ações que podem ser aplicadas atendendo as necessidades de cada caso.
Quem saiu contente com a conversa foi o vice-prefeito de Timóteo, Carlos José de Vasconcelos Silva. Carlos estava acompanhado da Presidente do Conselho da Mulher em Timóteo, Ana Maria Vieira, e demandava a criação de uma Delegacia da Mulher no município. Representando a Polícia Civil, o delegado Luiz Gomes disse ser possível essa articulação e se colocou à disposição para auxiliar no que for preciso. “Eu acredito que a ideia seja adequada e efetiva. E é importante que se tenha um serviço social apoiando as mulheres em caso de necessidade de sair de casa. Para mim, a parte social é tão importante quanto a policial”, disse durante a conversa.
Ana Maria disse ter saído aliviada do atendimento e mais segura de que está no caminho certo para o enfrentamento da violência doméstica. “Ter um local especializado para o atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade é um passo muito importante para diminuirmos esse tipo de crime. E saber que não estamos sozinhas nessa luta, nos tranquiliza”, afirmou.
O Gabinete Estratégico de Segurança é uma nova estratégia do Sesp para fazer mais e melhor por quem está no interior. Cerca de 10 prefeitos, vereadores e técnicos de prefeituras passaram pelo Gabinete Estratégico, montado no Fórum Regional de Caratinga realizado pelo Governo de Minas. As demandas ouvidas e discutidas no Gabinete Estratégico são registradas pela equipe técnica da Sesp. Todos os prefeitos recebem retorno dos pedidos, com detalhamentos, além de materiais que poderão contribuir para um trabalho integrado que melhore a segurança e a qualidade de vida da população.
Caratinga inaugura nova sede do 62º Batalhão da PM
Enquanto os atendimentos aos prefeitos estavam sendo realizados, o Secretário adjunto de Segurança Pública, Ailton Lacerda, acompanhava o Governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Herbert Figueiró de Lourdes, na inauguração da nova sede do 62º Batalhão da Polícia Militar, em Caratinga. As novas instalações passam a funcionar nas dependências de uma antiga escola que passou por uma ampla reforma para receber a unidade policial.
A nova sede está localizada em uma área mais acessível para a população, oferecendo condições mais confortáveis ao efetivo, o que irá refletir de forma positiva no trabalho ofertado à comunidade. A área de atuação do Batalhão abrange 22 municípios da região e engloba três companhias, oito pelotões, 16 destacamentos e um sub-destacamento. A unidade é subordinada à 12ª Região da Polícia Militar. Em junho de 2015, a 22ª Cia Independente da Polícia Militar foi elevada à categoria de Batalhão e foi designado como 62º BM.
Durante o evento, o Comandante-Geral da Polícia Militar, Cel. Herbert Figueiró, destacou a diminuição dos índices de criminalidade violenta no Estado e disse que esse é um resultado do apoio do Governo para que seja possível a prestação de um serviço cada vez mais eficiente e próximo da população. “Um batalhão, com a estrutura que estamos vendo aqui é algo que realmente coloca nossos policiais em boas condições de trabalho. E essas boas condições de trabalho resultam, certamente, em uma melhor prestação de serviço à comunidade de Caratinga e região”, afirmou.
Além da inauguração da nova sede, também foram entregues ao município dois carros e duas motocicletas para uso da corporação. A obra de reforma e a doação dos veículos são oriundos de emenda parlamentar.
Textos e fotos: Poliane Brandão