Para trazer segurança aos funcionários e ao público que transita diariamente no CEASA Minas, em Contagem, o caminhão do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), o CICC Móvel (CICCM), esteve in loco nesta quinta-feira, 22.03, dando suporte à operação “Fecha Batalhão” do Corpo de Bombeiros Militar.

Durante as atividades, mais de 60 bombeiros militares realizaram 180 vistorias para verificar se os estabelecimentos estão em conformidade com as normas de segurança, prevenção e proteção contra incêndios. Do total de vistoras realizadas, foram emitidas 174 notificações e uma interdição.

Parceira constante das forças de segurança do Estado, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) desenvolve diversas ações integradas com o Corpo de Bombeiros, disponibilizando o CICC móvel - uma carreta com estações de trabalho e tecnologia de ponta - para dar apoio durante os procedimentos dos militares, seja em ações preventivas ou de fiscalização. O diretor do CICC, Leonardo Caputo, afirma que “a carreta e o efetivo do CICC estão sempre disponíveis para potencializar as operações que trazem mais segurança a população mineira”.

O comandante do 2º Batalhão de Bombeiros, Tenente-coronel BM Anderson de Almeida, conta que a utilização do CICC móvel foi imprescindível para a realização da operação em tempo recorde. Com o suporte tecnológico, os militares geram os relatórios de defesa social imediatamente, durante as ações. “Se fosse via rádio, seria muito mais complicado. O CICC móvel otimiza praticamente 90% do nosso tempo. O que demoraríamos dias para fazer sem o aparato, conseguimos realizar em uma única data” observa o comandante .

Por: Dayana Silva

Fotografia: ASCOM/ Bombeiros