O Secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, recebeu, nesta quinta-feira (20/11), o título de cidadão honorário de São Sebastião do Paraíso, cidade da região Sudoeste de Minas Gerais. A homenagem, proposta pelo vereador Antonino José de Amorim, já falecido, teve a aprovação unânime do legislativo local. A solenidade, realizada no buffet Santa Terra Eventos, foi acompanhada por toda a cúpula da segurança pública do Estado, pelo prefeito Mauro Zani, integrantes do Judiciário, Ministério Público e lideranças políticas e comunitárias da região. No mesmo evento, também recebeu o título de cidadão paraisense o advogado Rodrigo Otávio Soares Pacheco, membro do Conselho de Criminologia do Estado de Minas Gerais.

"É um momento marcante para quem viveu nesta terra momentos da infância e juventude. Agradeço ao amigo vereador Antoninho, que de um forma ou de outra se faz presente, e quero dividir esse título com todos aqueles que de alguma maneira contribuíram para que eu o merecesse. Essa homenagem é o reconhecimento dos esforços realizados pela Defesa Social em prol de São Sebastião do Paraíso e de Minas Gerais", disse o secretário. Ele fez questão de citar nominalmente o comandante geral da PM, Coronel Hélio dos Santos Júnior, o chefe da Polícia Civil, Marco Antônio Monteiro de Castro; o comandante Geral dos Bombeiros, Gilvan Almeida Sá, e os demais colegas do sistema de Defesa Social presentes ao evento, para reforçar a integração de todos os setores da área de segurança pública do estado.

Natural de Belo Horizonte, Maurício Campos afirmou ainda estar "duplamente satisfeito" porque a entrega do título de cidadania coincidia com a mudança administrativa na cadeia pública local. "Assumimos hoje o comando da cadeia que estava sob administração da polícia civil. Com isso, 15 policiais voltaram às ruas da cidade. Este foi um passo decisivo para a segurança pública local", ressaltou. Durante vários trechos do pronunciamento, o secretário citou o fato de ter conhecido a esposa, Valéria Nogueira, em São Sebastião do Paraíso, quando era adolescente. "Busquei em Paraíso o amor da minha vida", disse.

O advogado Rodrigo Pacheco, que é natural de Passos, também agradeceu a homenagem e recordou os momentos de lazer e de atuação profissional que viveu na cidade. "Ser cidadão paraisense para quem é um cidadão passense como eu, é motivo de orgulho. Nesta cidade, fiz grandes amigos, criei laços, me casei. E essa homenagem se torna ainda mais importante por ser em parceria com o amigo Maurício Campos Júnior", afirmou.

Para o presidente da Casa, vereador Jerônimo Aparecido da Silva, a entrega do título foi uma forma de reconhecer a importância dos esforços destinados à segurança pública do município. "Todas as nossas reivindicações vêm sendo atendidas gradativamente. Pedimos o aumento do efetivo e isso aconteceu”, destacou. " Com o trabalho feito pela Secretaria de Defesa Social avançamos muito. Com a vinda dos agentes penitenciários, que hoje assumiram a cadeia pública, tivemos de volta policiais civis e militares antes ocupados com os presos, o que vai reforçar ainda mais a segurança do município", afirmou o prefeito Mauro Lúcio Zani.