A prisão de três suspeitos de envolvimento em pelo menos 20 homicídios na Região Metropolitana de Belo Horizonte marca o desfecho bem sucedido da Operação Cadeado, deflagrada em 14 de fevereiro. Júlio César Pereira, o Chaveirinho, Henrique dos Santos, o Kojak e Paulo Cipriano, o Paulinho, foram presos por agentes da Delegacia Especializada de Repressão às Organizações Criminosas (Deroc) e apresentados na sexta-feira (20.02).

O grupo é investigado há quase um ano por policiais da 3ª Deroc e, além dos homicídios, também são suspeitos de roubo de cargas e automóveis. Com eles foram apreendidas duas pistolas, um revólver, cinco veículos e uma motocicleta. “Começamos a examiná-los com mais atenção após um roubo de 40 pistolas 380 mm ocorrido no bairro Aeroporto, em meados de 2008. Eles seriam um dos receptadores”, explicou o agente Daniel Pires. A Polícia já recuperou 26 dessas armas.

Chaveirinho, apontado como uns dos chefes do grupo, foi preso no bairro Morro Alto, em Vespasiano. De acordo com os agentes, no momento da prisão ele tentou usar a esposa e a filha de quatro anos como escudo para escapar do cerco policial. Ele e os outros dois suspeitos responderão por porte ilegal de armas, formação de quadrilha e tentativa de homicídio. Segundo o delegado João Prata, responsável pelo inquérito, o Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DIHPP) foi comunicado e também deve ouvir os suspeitos.

De acordo com os policiais, pelo menos 15 membros do bando já foram presos, mas os trabalhos continuam. “As investigações não terminaram e outros integrantes dessa quadrilha podem ser presos a qualquer momento”, alertou agente Daniel Pires.

                                                            

                                                                           Fonte: Assessoria de Comunicação PCMG