Igrejas e grupos religiosos de todo o país vão incluir o tema "Fraternidade e Segurança Pública" em suas reflexões este ano, conforme explicou o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que lançou a campanha na ALMG.
De acordo com Maurício Campos Júnior, as ações de segurança pública desenvolvidas em Minas são focadas no combate à criminalidade violenta - a queda dos índices é realidade no Estado desde 2003. Para isso, o Governo estadual tem destinado recursos financeiros contínuos e consistentes, promovendo a integração das polícias Civil e Militar; implantando e fomentando programas de prevenção à criminalidade, especialmente entre os jovens; e, ampliando e modernizando o sistema prisional, de maneira a humanizar as unidades carcerárias e contemplar a reinserção social dos detentos.
Além disso, Minas ainda se destaca em outros aspectos, como a adoção de medidas socioeducativas eficientes para a recuperação de jovens em conflito com a lei; o incremento às penas alternativas para delitos de menor gravidade; e a mediação de conflitos nas comunidades, buscando evitar que discussões ou inimizades resultem em crimes.
"Segurança é uma questão recorrente em todas as conversas, todas as rodas. É um assunto debatido por toda a sociedade", ressaltou o secretário. Minas é o Estado que mais investe em segurança pública, em relação a despesa orçamentária (13,5%). Entre 2003 e 2008, o Governo do Estado destinou R$ 21,58 bilhões à área de segurança pública.