Nove homens presos e cerca de três toneladas de maconha e 50 kg de cocaína e crack foram apreendidas pelas polícias Civil e Militar durante uma operação conjunta desencadeada na tarde de sexta-feira, 13.02, no condomínio Vila Belax, bairro Água Limpa em Nova Lima.

O sítio era utilizado para refino e prensagem de droga, onde era também preparada para a distribuição. Foram apreendidas, além das drogas, três armas de grosso calibre, uma pistola, duas prensas, balanças de precisão, um caderno com contabilidade do tráfico que estava enterrado, e um caminhão com fundo falso utilizado para transportar os entorpecentes.

Para a operação foram empenhados pelo menos 50 policiais, dois helicópteros e cães farejadores. A ação foi preparada após uma denúncia anônima informando as atividades criminosas no local.

Investigações preliminares apontam os suspeitos presos como membros da quadrilha de Luiz Cosme Barbosa, o Barriga, um dos maiores traficantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que ainda se encontra foragido. Até esta tarde, os suspeitos foram identificados como Álisson Antônio Ferreira de Freitas, 27, Daniel Soares da Cruz, 19, Thiago Rodrigues Rocha, 23, Jonathan Ferreira Pereira Guimarães, 22, Wesley Pereira Almeida, 23, Leandro Viana, 23, Júnior Medeiros Damasceno, 23, Leonardo Cláudio Monteiro, 26 e Adão Joaquim dos Santos Júnior, 34, e irão responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico. A apresentação para a imprensa dos resultados da operação foi realizada, no fim da tarde, no Departamento de Investigação Antidrogas.


Mais 11 suspeitos de tráfico são presos em Nova Lima

A polícia Civil de Nova Lima, em operação conjunta com a polícia Militar, prendeu na madrugada desta quinta-feira, 19.02, os traficantes Wesley Vanderlan Santos, 23, o Fredão, e Francklin Roth Schafer, 19, o Kilin. Os dois irmãos são os criadores do rap que faz apologia à droga e à facção criminosa “União Nova Lima”. A música foi postada no Youtube e teve um expressivo número de acessos. Ela também é tocada em todos os pontos de vendas de drogas na região.

Além dos irmãos, foram presos Hugo Cristiano Jorge, Bruno Henrique Marques, Fernando Antônio de Jesus, Tiago Rodrigues, Fábio Augusto Campos, Gleyce Bianca Lagares de Souza, Vladimir Fabrício Jorge e Davidson Santana Amorim Teles. Eles foram autuados por tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de arma Na operação foram apreendidas 80 buchas de maconha, cerca de 400 gramas de maconha prensada, 94 pedras de Crack, dez celulares, dois computadores, R$ 573,00, duas balanças de precisão, dois revolveres calibre 32, um revolver calibre 22, 70 munições de calibres diversos, uma motocicleta e três pássaros da fauna silvestre.

Quarenta policiais, além de cães farejadores, participaram da ação que dá continuidade às operações de combate ao tráfico iniciadas pela “Operação Gold” executada pela Polícia Civil em novembro de 2008.

A ação é desdobramento das investigações que resultaram na identificação de bens adquiridos por um dos maiores traficantes da Região metropolitana de Belo Horizonte.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Polícia Civil de Minas Gerais