Com cerca de 400 mil habitantes e um efetivo policial de 452 militares, a região do Barreiro foi contemplada com Batalhão próprio em 2007. “Priorizamos a instalação desse BPM como forma de estruturar a polícia militar nesta região que é tão populosa”, ressaltou o secretário Maurício Campos Júnior.

Durante as obras para construção da sede, os policiais foram divididos em grupos e alojados em espaços provisórios. “A concentração dos policiais em um único local vai eliminar as dificuldades que tínhamos de operação e controle ampliando a segurança para a população”, afirmou o comandante do 41º BPM, Tenente Coronel Joaquim Adelson Cabral de Sousa. De acordo com o governador, os índices de criminalidade na região caíram 34% comparando-se o ano de 2007, quando foi criado o batalhão e 2008, ano seguinte.

O prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda, anunciou novas parcerias com o governo do Estado. “Estamos discutindo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e a PM a implantação do “Olho Vivo” para esta região”, anunciou referindo-se ao projeto cujo objetivo é monitorar 24 horas por dia áreas onde há maior incidência de crimes. De acordo com estatísticas da Polícia Militar, as câmeras reduziram os índices de violência em até 40% nas áreas onde foi instalado.

O governador ressaltou ainda os investimentos do Estado em segurança pública, lembrando que MInas é o Estado que mais investe em segurança pública, 13,5%, sendo que 99% dos recursos saem dos cofres do governo estadual. “Em seis anos, dobramos o número de viaturas das corporações (7 mil para 14 mil).

Com a segurança pública em primeiro lugar, aumentamos o número de vagas do sistema prisional, de 5 mil para cerca de 18 mil”, destacou. O governador lembrou ainda que em, outubro deste ano, serão formados mais quatro mil novos militares para reforçar o policiamento ostensivo em todo o Estado. Destes, 1.500 prestarão serviços na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

 

Crédito Foto: Omar Freire/ImprensaMG