LAVRAS - Moradores do Bairro Serra Azul, em Lavras, participaram, na Escola Estadual Paulo Menicucci, de uma palestra para implantação do Programa Rede de Vizinhos Protegidos.

O Major Francisco de Assis Oliveira, Subcomandante do 8º BPM, Cap Jean Beethoven de Freitas, Comandante da 54ª Cia, Ten Leonardo de Freitas Raimundo, Comandante do policiamento no Setor Oeste da cidade, e os integrantes do Conselho Comunitário de Segurança Pública - CONSEP/Lavras participaram de um debate com moradores sobre a segurança pública nos bairros Serra Azul e Dona Julieta.

Na oportunidade, o Maj Assis palestrou à comunidade sobre as causas da criminalidade/violência e a visão sistêmica da segurança pública, divulgou as providências adotadas pela Polícia Militar, orientou os presentes sobre medidas de autoproteção e sugeriu a implementação do programa.
O PROGRAMA
Este programa teve sua origem na cidade de Belo Horizonte há cerca de cinco anos, onde a comunidade se uniu à Polícia Militar na busca da redução da criminalidade. Sua essência está baseada no fortalecimento das relações entre vizinhos e a proximidade entre a comunidade e a polícia, onde são formadas redes de vigilância constante que promovem a cumplicidade entre os moradores. Um dos instrumentos utilizados pelos moradores é o apito, empregado sempre que há suspeita ou flagrante de crime, inibindo a ação delituosa.

A "Rede de Vizinhos Protegidos" é uma parceria da PM com a comunidade. Os próprios vizinhos funcionam como "câmeras vivas". Eles adotam estratégias de prevenção e são orientados pela PMMG.

Segundo o Major Assis, a intenção da Polícia Militar em Lavras é expandir o programa para outros bairros da cidade, onde a demanda é maior ainda. O primeiro bairro onde foi implantado o programa em Lavras foi o Bairro Parque das Pedras Preciosas.

 

Fonte: www.pmmg.mg.gov.br 29/05/2009