Durante o lançamento realizado no auditório do Hotel Pedra Negra, o secretário Maurício Campos Júnior falou sobre a importância da expansão do DDU para o interior do Estado. “É um serviço que deu certo na capital e região metropolitana e que agora levamos ao interior. Isso permite que nossa estratégia de segurança alcance todas as regiões do Estado de maneira uniforme”, avaliou.

Para o Chefe do 8º Departamento de Polícia Civil, de Governador Valadares, Paulo César Assunção Dettoni, as denúncias devem “potencializar o trabalho dos policiais civis”. O comandante da 8a. Região Integrada de Segurança Pública (Risp) de Valadares, Cel. Cícero Nunes Moreira, também comemorou a chegada do 181. “A segurança de não ter a identidade revelada serve de incentivo para a participação popular aproximando os policiais da comunidade. Além disso, o serviço será mais uma ferramenta de integração das polícias que poderão compartilhar dados e informações e a partir daí traçar uma estratégia de ação”, afirmou.

Em dois anos de atuação em Belo Horizonte e Região Metropolitana, a central de atendimento do DDU registrou 1,2 milhões de chamadas, sendo cerca de 60 mil mensais e 4.800 pessoas presas até maio deste ano. No ranking de denúncias, o tráfico de drogas aparece em primeiro lugar com 54 %, seguido por jogos de azar e homicídios.

Após o lançamento DDU, o secretário fez a abertura do Seminário Regional da 8a. Região de Segurança Pública (Risp) de Minas Gerais. O evento faz parte da série de encontros regionais realizados pela Seds quinzenalmente em cada uma das 16 Risps do Estado. O objetivo é divulgar a metodologia da Integração de Gestão em Segurança Pública (Igesp) que busca a partir de ações conjuntas das polícias civil e militar, combater a criminalidade utilizando dados detalhados sobre a ocorrência como data, horário, perfil do autor e reincidência.

Desde 2006, quando a metodologia Igesp foi implantada em Governador Valadares, os índices de criminalidade apresentaram queda significativa. De janeiro a maio de 2009, em comparação com o mesmo período de 2006, a redução chegou a 31,68%.

Os representantes da Risp de Valadares reuniram-se neste primeiro dia de seminário com os membros do colegiado de integração do Sistema de Defesa Social. A ocasião foi uma boa oportunidade para levar aos representantes da segurança pública do Estado reivindicações e novas estratégias de combate à criminalidade próprias do município e região.

Fazem parte do colegiado o secretário Maurício Campos, o comandante geral da PM, Cel. Renato Vieira de Souza, o Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Marco Antônio Monteiro de Castro, o comandante do Corpo de Bombeiros, Gilvam Sá, o subsecretário de Administração Prisional, Genilson Zeferino, o subsecretário de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Ronaldo Pedron e a superintendente de Integração da Seds, Geórgia Ribeiro. “Com o seminário temos a oportunidade de discutir estratégias de ação de forma localizada respeitando as peculiaridade de cada local”, ressaltou o secretário Maurício Campos. O evento tem continuidade nesta terça–feira (16-06), com palestras e temas pertinentes à segurança pública. O encerramento será na quarta-feira (17-06) ao meio dia.