No mapa da segurança pública, Minas Gerais é dividida em 16 Risps e Lavras é a de número seis. A ela estão vinculados 138 municípios da região Sul. Mesmo sendo a Risp com o maior número de cidades e com população total estimada em 2,3 milhões de habitantes, os índices de criminalidade são os mais baixos de todo o Estado. Isso graças ao trabalho integrado entre as corporações da 6ª Região da Polícia Militar (RPM), comandada pelo coronel Márcio Martins Sant’Ana, e do 6º Departamento Regional da Polícia Civil (DRPC), que tem como titular o delegado Hafez Tadeu Sadi.

 Os índices de criminalidade do Sul de Minas apresentaram uma queda de 11%, comparando-se o primeiro trimestre de 2009 com o mesmo período de 2007. Em relação à criminalidade violenta, a redução foi ainda maior, com 29% de ocorrências a menos. “Isso graças a uma série de estratégias conjuntas, como a valorização dos policiais por meio de capacitação e treinamento, a racionalização do uso de materiais e reuniões de trabalho periódicas”, ressaltou o chefe do 6º DRPC. “Articulamos a busca de parceiros, a melhoria no controle de homicídios e do tráfico de drogas nas áreas de risco, o planejamento e execução de intervenções preventivas e a ampliação do acesso às informações criminais”, acrescentou o comandante da 6ª RPM.

 Um caso recente da junção de esforços das instituições policiais ocorreu no sábado (20), no município de Candeias. Uma equipe com 32 policiais militares e 11 policiais civis conseguiu desarticular uma quadrilha de traficantes de drogas na região. Sete criminosos foram presos em decorrência de uma minuciosa investigação, iniciada em dezembro de 2008.

 A superintendente de Integração da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Geórgia Ribeiro Rocha, disse que os seminários regionais, como esse de Lavras, são os responsáveis por levar os conceitos de uma política integrada ao interior de Minas. “Temos que entender que o fenômeno da violência e da criminalidade é complexo, tem diferentes causas e depende do esforço e da contribuição de todos para o seu enfrentamento”, destacou. O subsecretário de Administração Prisional, Genilson Zeferino, também presente à solenidade, frisou que a situação atual da segurança pública no Estado não tem precedentes na história. “Estamos vivendo uma verdadeira revolução no modo de se fazer segurança. As ações desenvolvidas nos apontam para uma nova direção. A integração é o caminho para uma sociedade mais segura”.

 Colegiado

Lavras também foi sede da reunião do Colegiado de Integração do Sistema de Defesa Social, na manhã desta segunda-feira (22), presidida pelo secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Renato Vieira de Souza, o chefe da Polícia Civil do Estado, delegado geral Marco Antônio Monteiro, e o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Gilvam Almeida Sá, estiveram presentes. Eles discutiram questões relativas à segurança da cidade e de todo o Sul de Minas, com destaque para o cumprimento de metas relativas ao combate e à prevenção da criminalidade.

O secretário Maurício Campos disse que uma característica marcante da região é a facilidade de desenvolver ações integradas. “Cada vez mais se notam esforços e parcerias para a superação de dificuldades. Os baixos índices de criminalidade são uma grande prova disso. Renovo a impressão de que a 6ª Risp ganhou muito em possibilidades e que a região dá sinais de um processo cada vez mais maduro”.

 Agencia Minas , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais
Acesse a Galeria de Fotos do Governo De Minas Gerais
Acompanhe também no http://www.youtube.com/governodeminasgerais