O documentário foi um dos selecionados entre mais de 350 filmes inscritos e também será exibido no bairro Cidade de Deus, em 5 de julho, como parte da mostra itinerante do evento.

Pedreira em Ação exibe, em 33 minutos, diversas atividades desenvolvidas pelo Grupo Mobilização, formado por cerca de 25 jovens do Aglomerado Pedreira Prado Lopes. O grupo nasceu em 2005 fomentado pelo programa Fica Vivo!, mas perdeu algumas adesões ao longo do tempo. Em 2008, o programa Mediação de Conflitos propôs a realização do projeto temático Mobilização, tendo como foco a reorganização desses jovens. “O objetivo era constituir capital social e humano a partir da articulação da juventude, fazendo com que ela volte seu olhar para questões inversas à criminalidade”, explica Corinne Julie, técnica social do Mediação de Conflitos.

O curta-metragem Pedreira em Ação é um dos produtos do projeto, feito em formato de making of para registrar e multiplicar o trabalho e o conhecimento desenvolvidos pelos jovens nas ações comunitárias. O roteiro das filmagens foi desenvolvido com a participação do grupo, orientado por uma produtora de vídeo. As imagens mostram momentos como as reuniões semanais realizadas pelos jovens e um encontro que aconteceu em um hotel fazenda para discutir temas como gravidez na adolescência e o envolvimento com a criminalidade. “Nosso objetivo é divulgar o trabalho dos jovens com a comunidade. Foi por isso que inscrevemos o documentário nesse e em outros festivais, para que não fique arquivado”, ressalta Jozeli Rosa de Souza, uma das jovens do Grupo Mobilização.

Um fórum comunitário promovido pelo grupo também é mostrado no documentário. Nessa ação, os jovens percorreram a comunidade levantando as principais dúvidas da população a respeito das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, que estão acontecendo na região. A partir das questões apontadas, foi realizado o 1º Fórum de Ação, no qual representantes da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel) responderam às questões dos moradores.

Premiação

O Pedreira em Ação é candidato a três premiações do evento. Na mostra competitiva, concorre nas categorias voto popular e júri especializado, junto com outros 160 filmes de ficção e animação que serão exibidos. O filme também disputa na categoria documentário, cujo prêmio, oferecido pela Cufa, será uma das partes do processo de produção de um documentário, como inserção de legendas e aquisição de equipamentos.

Em sua terceira edição, o CineCufa apresenta filmes de longa e curta metragem de países como: Brasil, França, Itália, Estados Unidos, México, Argentina, Uruguai, Paraguai e Colômbia. A programação também inclui debates, palestras e workshops, além de uma mostra itinerante que vai levar alguns filmes do festival a comunidades do Rio de Janeiro.