aisp1.jpgO prédio passou por reforma completa para abrigar a nova sede e as antigas celas, com condições precárias e insalubres, foram reformadas e transformadas em salas onde será feito o planejamento da segurança da região. “A edificação de uma unidade predial integrada dá concretude à política de integração dos órgãos de Defesa Social”, explicou o secretário Maurício Campos.

Conforme ressaltou o vice-governador, a integração das polícias Civil e Militar é uma realidade irreversível no Estado. “Os resultados são tão positivos que nós estamos vendo aqui a comunidade de Venda Nova alegre, agradecida, substuituindo aqueles antigos protestos que haviam aqui, contrários àquela antiga delegacia, pela construção dessa nova área integrada que vai trazer ainda mais segurança a população”, destacou.

A metodologia da Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp) adotada em Minas Gerais prevê ações conjuntas das polícias Civil e Militar, com metas para combater a criminalidade a partir de dados detalhados sobre a ocorrência, como local, horário, perfil do autor e reincidência. A Seds já implantou a Igesp em mais de 50 municípios mineiros, entre eles Belo Horizonte e região metropolitana, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Governador Valadares, Pouso Alegre, Curvelo, Lavras, Ipatinga, Barbacena, Unaí e Patos de Minas.

Anastasia lembrou que o Governo do Estado está substituindo as antigas carceragens pelos novos presídios administrados pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Além de liberar policiais civis e militares, antes ocupados com a guarda dos detentos, para o exercício de suas funções institucionais - policiamento preventivo e ostensivo e investigação criminal - , a transferência da gestão prisional para a Seds permite o desenvolvimento do programa de ressocialização dos presos. Com a implantação desse processo, o Estado reverteu o quadro e, atualmente, mais de 70% dos presos já estão sob a responsabilidade da Seds.

De acordo com a Seds, a integração do Sistema de Defesa Social e os investimentos no sistema prisional, aliados a ações de repressão qualificada e prevenção à criminalidade vêm gerando reduções expressivas nos índices de crimes violentos (ICV) em todo o Estado. Somente em Belo Horizonte, a taxa de criminalidade violenta reduziu-se em 23,9% no primeiro trimestre de 2008 e o mesmo período deste ano, de acordo com dados da Fundação João Pinheiro.

“O que nós estamos vendo aqui, materialmente, é o planejamento que começou lá atrás, em 2003, e que agora nós estamos, felizmente, colhendo os frutos desse bom desempenho”, disse o vice-governador. De acordo com ele, os investimentos do Governo de Minas na segurança pública são permanentes, inclusive na região de Venda Nova.

 Crédito Foto: Lucia Sebe/Secom MG

c_escuta.gifVenda Nova ganha Área Integrada de Segurança Pública

 

i_videoc.gifVenda Nova ganha nova sede da Área Integrada de Segurança Pública

 

Agência Minas , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais
Acesse a Galeria de Fotos do Governo De Minas Gerais
Acompanhe também no http://www.youtube.com/governodeminasgerais