“Foi um reconhecimento ver nossos produtos em um lugar como esse”, disse Ermely Ávila, artesã do grupo Maria Felicidade. Formado por 10 mulheres moradoras da região do bairro Jardim Felicidade, região norte de Belo Horizonte, o grupo nasceu a partir de uma oficina de bordadeiras promovida pelos programas Mediação de Confitos e Fica Vivo!. “Algumas de nós já se conheciam, outras não, mas todas já trabalhavam com artesanato”, conta Rita Jerônimo. Há dois anos, elas fabricam juntas, na cooperativa, jogos americanos, toalhas, colchas, almofadas e tapetes, entre outros artigos. A produção é vendida na própria cooperativa, na loja das unidades produtivas, que fica no bairro Santo Agostinho, e em uma loja localizada na Savassi.


Para Nirces D’arc Costa Moura, entrar para o grupo significou mais que ter uma fonte de renda. “Voltei a estudar e também passei a sair de casa por causa dos cursos e seminários que participamos. Hoje eu conheço toda a cidade”, relata. As artesãs do Maria Felicidade também já deram cursos para outras mulheres do bairro. Sobre a técnica do trabalho desenvolvido por elas, Ermely afirma: “patchwork e amor, pois sem amor nada dá certo”.

Panos de prato e portas-guardanapo da unidade produtiva Ponto Mágico, formada por onze mulheres do Conjunto Paulo IV, também foram escolhidos para compor a cozinha da exposição. O grupo recebeu apoio do programa Mediação de Conflitos para sua criação e produz também toalhas de rosto, de banho e de mesa, jogo americano e bate-mão, entre outros artigos, que são vendidos no bairro e em uma banca na feira da Avenida Bernardo Monteiro, às sextas-feiras. “Com o passar do tempo, estamos ficando mais conhecidas e, aos poucos, estamos conseguindo vender bem”, conta Maria Izabel dos Santos. O grupo já está junto há um ano e quatro meses.

Também fizeram parte da exposição bolsas e almofadas da unidade produtiva Retalhos com Arte, formada por artesãs de Sabará.

Parcerias - As unidades produtivas atendem aos beneficiários da política de prevenção à criminalidade  e são fomentadas por meio de parceria da Spec com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Aprecia. Já os programas Mediação de Conflitos e Fica Vivo! são desenvolvidos pela Spec nos Núcleos de Prevenção à Criminalidade, cuja gestão é realizada através de parceria com a Oscip Instituto Elo.

Exposição - A Morar Mais é um evento de decoração, arquitetura, paisagismo e gastronomia que acontece até 27 de setembro em Belo Horizonte. Oitenta profissionais trabalharam na construção dos diversos espaços que compõem a casa onde acontece a mostra. A idéia central do evento é a criação de ambientes sofisticados e criativos, com custo acessível, além de incluir matérias-primas e produtos sustentáveis e de valorizar artigos produzidos por artesãos de Belo Horizonte.
 
 
 
 
 

Agência Minas , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais
Acesse a Galeria de Fotos do Governo De Minas Gerais
Acompanhe também no http://www.youtube.com/governodeminasgerais