Na abertura do evento, o secretário-adjunto da Seds, Robson Lucas da Silva, destacou a relevância da temática no exercício profissional dos participantes. “Que os senhores sejam multiplicadores do novo conhecimento em seus locais de atuação e que a sociedade seja brindada com o resultado desses serviços”, declarou.

A diretora de Análise e Avaliação do Desempenho Operacional da Sasd, Juliana Maron Ferreira, reforçou que novas práticas impactam no dia-a-dia das organizações, agregando qualidade de vida. “É primordial tratar da saúde. É impossível ter serviço de qualidade se não temos pessoas saudáveis”, avalia.

Estresse

Para profissionais de segurança pública a necessidade de cuidar do corpo e da mente é ainda mais eminente. Segundo o diretor-geral do hospital da Polícia Civil de Minas Gerais, Jorge Sarsur Neto, os profissionais da área de segurança ocupam a terceira posição entre as categorias profissionais mais afetadas pelo estresse, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). “O estresse é contagiante, passa para os amigos, para a família. É preciso quebrar esse elo e cuidar da saúde”, afirma.

O seminário Saúde do Corpo e da Mente faz parte do Programa de Promoção à Saúde, realizado desde 2007 pela Diretoria de Análise e Avaliação do Desempenho Operacional (DAD). O programa visa à promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida dos servidores e à prevenção de possíveis problemas físicos, emocionais e comportamentais.

Conteúdo

saude1.jpgApós a abertura do seminário, o nutrólogo e professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ênio Cardillo Vieira, ministrou uma palestra com o tema Envelhecimento com Saúde, durante a qual reforçou que hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e prática constante de exercícios físicos, evitam doenças e aumentam a qualidade de vida.

Na parte da tarde, a psicóloga da Escola Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais, Paula Pimenta, falou sobre A Relação Corpo-mente e o médico e psicanalista da Academia Mineira de Medicina, Geraldo Caldeira, conduziu um debate sobre Laços Sociais, Amor e Saúde.