Os dez melhores projetos da quarta edição do Prêmio Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social, já foram selecionados. “Apreocupação com a satisfação do público com o atendimento dos Órgãos de Defesa Social” foi o tema de 2010. Foram inscritos 49 projetos desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS).
Cada trabalho escolhido será presenteado com um certificado, um notebook, um projetor multimídia, uma máquina digital, cinco pen drives, um DVD player, uma filmadora e um micro system. O objetivo da premiação realizada pela SEDS, por intermédio da Superintendência de Avaliação e Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social (SASD), é reconhecer ações desenvolvidas pelos órgãos que compõem o Sistemade Defesa Social.
A seleção foi realizada por uma equipe composta de representantes da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase), Superintendência de Avaliação e Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social (Sasd), Superintendência de Prevenção à Criminalidade (Spec), Superintendência de Integração do Sistema de Defesa Social (Sisd), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Polícia Militar.
Vencedores
Dentro do sistema socioeducativo, “Presente na Minha Vida” desenvolvido pelo Centro Socioeducativo Santa Helena em Belo Horizonte, foi o trabalho premiado. No âmbito do sistema prisional, “Artesão Cidadão” do Presídio Regional de Montes Claros foi quem levou os equipamentos de multimídia.
Na categoria de prevenção a criminalidade venceram os trabalhos “Projeto Temático de Trânsito – Vida Segura” e “Girassol”, desenvolvidos, respectivamente pelo Núcleo de Prevenção à Criminalidade da Central de Acompanhamento às Penas/Medidas Alternativas de BH e o Núcleo de Prevenção à Criminalidade de Governador Valadares.
O “Projeto Saúde do Trabalhador do Sistema de Defesa Social” presenteou a equipe do Núcleo de Saúde da SEDS.
A Polícia Militar foi premiada com os projetos “Batalhão Acadêmico Fernão Capelo” da Academia de Polícia Militar de BH, “Educação para à Segurança da Família” desenvolvido pela unidade de Execução Operacional Subordina à 7ª Região de Polícia Militar de Bom Despacho e “Jovens, Cidadãos da Escola” do 20º Batalhão da PM / 114ª Cia PM de Santa Rita do Sapucaí.
Foram premiadas também as iniciativas “Estratégias e Técnicas para Minimizar a Ociosidade dos Detentos” da PCMG que acontece no Ceresp Contagem, e “Teatro de Bonecos da Turma do Foguinho” do- CBMMG, 4º BBM em Juiz de Fora.
Após a publicação do resultado e entrega dos prêmios a SASD iniciará visitações as unidades premiadas para a produção do vídeo Boas Práticas do Sistema de Defesa Social. Este material será divulgado no “Segundo Seminário Internacional Qualidade da Atuação de Defesa Social: as medidas de Polícia nas sociedades democráticas – a coerção à proximidade”, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro deste ano, a fim de promover e expandir as ações desenvolvidas dentro do sistema de Defesa Social.