A Superintendência de Avaliação e Qualidade da Atuação, da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), realizou, de 3 a 13 de novembro, no Hotel Sol, em Belo Horizonte, e no Hotel Serrano, em Juiz de Fora, o Curso Multiplicador de Polícia Comunitária (CNMPC). A ação objetivou capacitar policiais e agentes do Sistema de Defesa Social para desenvolverem a filosofia de Polícia Comunitária por meio do exercício de atividades de mobilização social e de docência. Além disso, o curso procurou trabalhar pontos como o emprego correto das técnicas de comunicação e de resolução de problemas, com base nos princípios teóricos e em experiências práticas.

A duração do curso foi de 80 horas e o público foi formado por delegados, oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, policiais rodoviários federais e inspetores da guarda municipal. As aulas foram ministradas por policiais militares e civis de todo o Estado ligados ao tema. “Os profissionais escolhidos para repassarem os conteúdos são militantes renomados da área de Polícia Comunitária. Os alunos, por sua vez, tornaram-se também aptos à docência, ministrando cursos de formação de promotores em várias cidades de Minas Gerais”, explicou a coordenadora da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Sasd, Ediane Pereira de Oliveira.

Em Belo Horizonte, foram capacitados um total de 54 agentes. Em Juiz de Fora, foram 44. O conteúdo programático contemplou as seguintes disciplinas: Direitos Humanos, Gestão de Projetos, Polícia Comunitária Comparada e Troca de Experiências de Polícia Comunitária, Polícia Comunitária e Sociedade, Teoria e Prática de Ensino, Teorias sobre Polícia Comunitária, Relações Interpessoais, Conflitos e as Formas de Intervenção, Estruturação dos Conselhos Comunitários, Gestão pela Qualidade na Segurança Pública, Mobilização Social e Resolução Pacífica de Conflitos – Mediação Aplicada à Polícia Comunitária.