Segue até o próximo dia 28, a “Conferência Nacional do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas”, promovida pela Polícia Militar de Minas Gerais, no Hotel Tauá, em Caeté. Participam, além de policiais militares instrutores da Corporação mineira, representantes das Polícias Militares do Distrito Federal, de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte e de Rondônia, e dois policiais do Estado da Virgínia (EUA), Gene Ayes e Michael Kulman. Os visitantes são coordenadores do DARE – Drug Abuse Resisten Education, similar norte-americano do programa brasileira, para as Américas, África e Europa.
ALINHAMENTO
Conforme o Coordenador do Proerd em Minas, Tenente-Coronel Armando
Leonardo, será realizado, também durante a Conferência Nacional, o
Encontro Nacional dos Coordenadores Proerds dos 26 Estados, mais o DF,
para tratar do alinhamento do Programa no País, e o I Encontro Nacional
de Pedagogos. Está prevista a participação de aproximadamente 350 PMs
de Minas e 150 das demais forças de segurança, e representantes da
Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Todas as ações
desenvolvidas na Conferência são viabilizadas pelo Governo do
Estado.
Paralelamente, segundo o responsável pela Coordenação de Operações e de Treinamento Proerd, Capitão Hudson Ferraz, será feita coleta de sangue de aproximadamente 120 PMs, enquanto outros cerca de 100 policiais doarão mantimentos que para creches da Região Metropolitana de Belo Horizonte. “É uma demonstração de que participantes de encontros, simpósios e seminários podem incluir ações humanitárias em suas atividades”, observa o Oficial.
O Capitão destaca que “esta é a primeira oportunidade que policiais brasileiros têm para manter um intercâmbio com uma equipe, composta por policiais norte-americanos de alta qualidade”. Ele destaca que encontros como a Conferência ora realizada fortalece e aprimora o conhecimento dos policiais militares instrutores do Proerd.
VISITANTES
Visivelmente entusiasmado com a participação dos policiais brasileiros
no Proerd, o facilitador norte-americano do Proerd, Gene Gene Ayes,
disse que os mineiros “são fora-de-série, dedicados, cheios de energia,
extrovertidos e extraordinários”. Para ele, o trabalho desenvolvido em
Minas tem o mesmo padrão do realizado nos Estados Unidos. A diferença,
de acordo com Gene, é que “aqui, há um nível de compromisso que eu
nunca vi em outros locais.”
Igualmente impressionado, seu colega, Michael Kulman, fez questão de destacar que Minas Gerais é o Estado líder dos Proerds, com diversos centros de treinamento. Indagado se ele não teme que o Programa perca força no Brasil, ele ressaltou que Minas é o grande exemplo.
“Eu espero que as PMs continuem a se esforçar para que programas voltadas para solidificação da cidadania, afastando os jovens das drogas e da criminalidade, se multipliquem neste País”. Mais adiante, ao responder se voltaria ao País, o policial disse que, se for convidado, o fará com muito prazer, sempre para tratar de coisas relacionadas ao Proerd.
COMANDANTE-GERAL
A Conferência Nacional do Proerd foi promovida pela PMMG, com recursos
da Secretaria Estadual de Defesa Social – Seds, por intermédio da
Superintendência de Avaliação e Qualidade, e viabilizada pela
Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp.