Com o objetivo de estreitar cada vez mais o elo entre a população do Território Central de Minas Gerais e as Forças de Segurança da região, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) promove nesta quarta-feira, 08.11, o 10º Encontro Regional de Polícia Comunitária em Curvelo. O evento tem, também, a intenção de capacitar e qualificar servidores do sistema de segurança e representantes da sociedade civil para uma atuação mais próxima entre policiais e comunidade. Durante o evento, profissionais da segurança e sociedade discutem sobre como e de que forma a polícia pode trabalhar junto à população identificando e resolvendo problemas.
Experiências da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além do conceito de polícia comunitária e de aproximação da comunidade, serão compartilhadas até o fim do dia, de forma participativa e por meio de palestras, na Câmara Municipal da cidade. Cerca de 100 profissionais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública e Sociedade Civil, bem como representantes da Rede de Vizinhos Protegidos e Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Consep’s) participam do encontro.
A delegada Regional de Curvelo, Margaret de Freitas, destaca a importância de eventos como esse ocorrerem no interior do estado. “No interior as pessoas se conhecem. Trazer esse tipo de discussão para cá possibilita que as pessoas possam identificar alguma atividade suspeita e se antecipar a ela, se protegendo ou avisando a polícia”. Além disso, a delegada fala da importância das práticas de mediação de conflitos nas comunidades. “Será possível também ensinar as pessoas a resolverem pequenos conflitos de forma pacífica, sem que eles precisem usar da violência, além de capacitar os profissionais da segurança sobre a melhor forma de tratar conflitos desse tipo”, finaliza.
A diretora de Ensino Integrado da Sesp, Shirley Ferreira, representou a Sesp no encontro e destacou a importância da participação da sociedade civil no combate a criminalidade. “Esse encontro de hoje permite com que possamos formar cidadãos participativos, de forma que a sociedade também se responsabilize pelo que acontece na sua rua, no seu bairro, na cidade e não achar que o combate a criminalidade é apenas trabalho de polícia e deixar pra lá. Com a sociedade atuando, informando atos suspeitos é mais fácil combater o crime”, afirma.
Palestras
A primeira palestra do dia foi sobre “Polícia Comunitária: conceito, mobilização e troca de experiências”, ministrada pelo tenente da Polícia Militar, Leandro Mendes e pelo Sargento do Corpo de Bombeiro Militar, Silvano da Rocha. No período da tarde a temática Palestra “Mediação e Resolução Pacífica de Conflitos / Práticas de Polícia Comunitária” será ministrada pela delegada regional da Polícia Civil, Margaret de Freitas.
Para encerrar as atividades do dia, a palestra “Participação Social e Segurança Pública” abordará a importância da compreensão de segurança pública para a construção de um processo de mudança em favor de todos os grupos que compõem a vida em sociedade. A palestra será ministrada pelo Presidente do Consep de Capelinha, Gidson Estrela Ramos.
Encontros de Polícia Comunitária
Curvelo é a 10ª cidade a sediar o encontro, que já ocorreu nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano, Teófilo Otoni, Unaí, Divinópolis, Montes Claros, Ipatinga e Governador Valadares. Até o próximo ano, a previsão da Sesp é capacitar cerca de 1.800 profissionais em todas as 19 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) de Minas. O treinamento está sendo realizado pela Escola Integrada de Segurança Pública (Eisp) da Sesp.
Por: Lara Nassif
Fotos: Divulgação SESP