Quem chegou ao Festival Sarará, realizado no estádio Mineirão, neste sábado (26), para curtir 12 horas de programação musical, encontrou as forças de segurança do Estado e instituições parceiras reunidas no entorno da esplanada realizando uma ação educativa de combate à violência contra a mulher. A distribuição de materiais informativos para o público esperado de 25 mil pessoas e orientações acerca dos canais de denúncia e de redes de acolhimento foram alguns dos objetivos de mais uma iniciativa integrada. A operação reforça o compromisso do Governo de Minas em trabalhar para reduzir as estatísticas criminais de violência contra as mulheres.
O governador Romeu Zema lembra que políticas públicas voltadas às mulheres estão entre as suas prioridades. “Desde o início da minha gestão, temos nos empenhado para garantir o direito da mulher de ir e vir em segurança no Estado. Neste mês, por exemplo, lançamos o Protocolo Fale Agora, da Secretaria de Desenvolvimento Social, de enfrentamento à violência sexual e mobilização de estabelecimentos para reforçar enfrentamento a esse tipo de crime nos espaços de lazer e turismo de Minas”, pontuou. Além disso, o governador lembrou que esta ação no Sarará não é uma iniciativa isolada. “Assim como em outros eventos, nossas Forças de Segurança estavam prontas para orientar os frequentadores sobre como evitar o cometimento de crimes, denunciar essas situações e ajudar as possíveis vítimas” .
Curtir consciente
Juliano Alves tem 26 anos e veio para o festival na expectativa de curtir, em especial, o show da Marisa Monte. Ficou surpreso ao se deparar com as forças de segurança em uma das entradas do evento e acredita que a presença do poder público em um festival tão grande como o Sarará contribui com a mensagem de cuidado e proteção. “Depois do que vimos acontecer com uma pessoa que saiu de um evento de música recentemente aqui no próprio Mineirão, é muito importante saber que todos estão mobilizados para que nenhuma mulher mais seja vítima de qualquer tipo de violência”, disse.
As ações integradas fazem parte das atividades previstas pela Segurança Pública do Estado durante o Agosto Lilás e são também parte da Operação Shamar - em andamento até o próximo mês. Iniciativas como a realizada nesta tarde, durante o Sarará, visam sensibilizar a sociedade sobre a importância de combater a violência contra a mulher e promover a igualdade de gênero. Em Minas, as ações integradas da Shamar - que em hebraico significa "cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar" – são coordenadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e contam com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal de BH, Ministério Público, Defensoria Pública e Sistema Socioeducativo.
“Essa é uma ação complexa, que envolve várias frentes do Governo de Minas, como a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Sejusp e também outras instituições, e que tem como objetivo acolher a mulher e auxiliá-la corretamente, caso ocorra alguma situação de violência”, reforçou o governador Romeu Zema. Como base de apoio, a ação contou com a atuação do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel – a carreta do CICC – onde é possível registrar ocorrências e receber informações das forças de segurança.
Texto: Flávia Santana
Fotos: Divulgação Sejusp