O Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado nesta terça-feira (29/08) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod), faz um alerta sobre os prejuízos causados pelo tabaco, em especial pelos cigarros eletrônicos e narguilés. Para isso, especialistas se reuniram no webinar “Não perca o Fôlego, escolha a Vida”, que aconteceu entre 14h e 17h.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata mais de oito milhões de pessoas por ano. Mais de sete milhões dessas mortes resultam do uso direto deste produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não fumantes expostos ao fumo passivo. A OMS afirma ainda que cerca de 80% dos mais de um bilhão de fumantes do mundo vivem em países de baixa e média renda, onde o peso das doenças e mortes relacionadas ao tabaco é maior.

O evento desta tarde marca o início das ações da Supod como uma subsecretaria vinculada à Sejusp. A subsecretária de Políticas sobre Drogas, Cláudia Gonçalves Leite, explica que a “Política Estadual sobre Drogas traz diretrizes para o enfrentamento das drogas lícitas, especialmente aquelas relacionadas à taxação sobre as atividades da indústria do tabaco para financiar programas de tratamento, redução de danos sociais e à saúde, reinserção social e ocupacional de usuários de álcool e outras drogas, inclusive familiares destes usuários”.

Entre os palestrantes do webinar estava a tecnologista do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Andrea Reis Cardoso. Referência Técnica no Programa Nacional de Controle ao Tabagismo, ela enfatizou que é preciso cada vez mais falar sobre o tema no nosso cotidiano. "Precisamos reforçar os trabalhos de estimulação, mostrando os malefícios do tabagismo e precisamos juntar cada vez mais forças. Todas as medidas vão impactar na prevalência ou não dos fumantes, e nosso objetivo é reduzir os números do país. Temos que estar sempre de olhos abertos; é uma briga a cada dia, um desafio, mas podemos vencer o tabagismo".

Palestrantes

Também contribuíram com as discussões a coordenadora Estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo de São Paulo, Sandra Silva Marques; a médica e doutora em Oncologia pelo Programa do Instituto Nacional de Câncer, Tânia Cavalcanti; o Promotor de Justiça Guilherme Athayde Franco; a psiquiatra Maila de Castro Lourenço e o doutor em pediatria João Paulo Becker Lotufo.

Acesse o webinar na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=qAcjuafRfTk

Texto: Letícia Lopes de Souza

Fotos: Divulgação Sejusp