Fonte: Site Independência Shopping  

A partir desta quarta-feira, 29.04, os parentes dos detentos que estão nas unidades prisionais de Juiz de Fora, na Zona da Mata, deverão utilizar a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) local para ter acesso a serviços da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), como cadastramento de visitas aos presídios (íntima, social e assistida), atendimento social aos parentes e entrega de documentos dos presos.

A entrada em operação da nova modalidade de atendimento foi oficializada com a visita à UAI de Juiz de Fora do superintendente de Atendimento ao Preso da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Helil Bruzadelli Pereira da Silva, da diretora do Núcleo de Assistência à Família (NAF), Andreza Oliveira, dos diretores das unidades prisionais da região e de representantes do Judiciário local.

Aproximadamente 2 mil famílias de presos serão beneficiadas em Juiz de Fora. Concebido para humanizar e tornar mais ágil o recebimento das demandas, o atendimento nas UAI’s elimina os deslocamentos longos para as portarias dos presídios, geralmente localizados em áreas periféricas, com serviço de transporte deficiente e desprovidos de serviços de alimentação e de salas de espera adequadas. As UAI’s de Montes Claros, Betim e Uberlândia já fazem esse tipo de atendimento a famílias de presos.

“As regiões de Governador Valadares e Varginha serão as próximas regiões a utilizar o serviço nas UAI’s, em breve”, informou o superintendente Helil Bruzadelli. Com isso, somando-se as seis cidades, a previsão é de aproximadamente 14 mil famílias beneficiadas.

Os atendimentos serão supervisionados pela Suapi. A nova diretriz trará mais conforto e agilidade para os familiares dos detentos, que não terão que ir até os presídios para realizar esses serviços. O atendimento nas UAI’s é fruto de convênio entre a Seds e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), responsável pela gestão das Unidades de Atendimento Integrado.

Por: Dayana Silva