A Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), por meio da Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade (CEPEC), e a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realizará nesta quarta-feira, 27.05, uma audiência pública para debater as políticas públicas de enfrentamento ao tráfico de pessoas para fins de exploração laboral e o combate ao trabalho escravo.

Na ocasião será discutido, ainda, o crime que ficou conhecido como “Chacina de Unaí”, que completou 11 anos desde o seu acontecimento. A audiência terá início às 9h e será realizada no auditório da Assembleia Legislativa. A agenda de combate ao trabalho escravo tem sido debatida constantemente pelo Comitê Interinstitucional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CIETP), propiciando o debate no cenário mineiro, sobre as populações mais afetadas e os setores econômicos de maior incidência do fenômeno no estado.

De agosto de 2011 a dezembro de 2014 o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) do Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Minas Gerais (PETP/MG) acompanhou 442 casos com indícios de tráficos de pessoas e 423 casos de trabalho em condição análoga a de escravo.

Chacina de Unaí

O crime que ficou conhecido como “Chacina de Unaí” aconteceu em janeiro de 2004. Quatro funcionários do Ministério do Trabalho - três auditores fiscais e um motorista -foram mortos em uma emboscada quando investigavam uma denúncia de trabalho escravo em fazendas da região de Unaí.

Serviço: Audiência Pública para debater políticas de enfrentamento ao tráfico de pessoas e combate ao trabalho escravo.
Data: 27/05/2015
Horário: 9h
Local: Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG, localizado à Rua Rodrigues Caldas, nº 30, andar SE, Santo Agostinho, Belo Horizonte.