Moradores de Vespasiano realizarão uma caminhada contra a pedofilia pelas ruas do Bairro Novo Horizonte na manhã deste sábado, 30.05. A concentração começa às 8h, em frente à Escola Municipal Nazinha Conrado. O movimento está sendo organizado pelo Centro de Prevenção à Criminalidade (CPC) do município e contará, também, com oficineiros, profissionais e jovens atendidos pelo Programa Fica Vivo!.

A população caminhará com faixas e cartazes com informações sobre o Disque 100 (canal de denúncias de violações de Direitos Humanos). Crianças também farão marcas com mãos de tinta em bandeiras pretas carregadas pelos organizadores.

Também participarão do evento o Conselho Tutelar, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, escolas municipais da região, além de outros parceiros.

O CPC de Vespasiano

Inaugurado em 2005, o Centro de Prevenção à Criminalidade de Vespasiano desenvolve atividades na região do Morro Alto, Nova Pampulha e Novo Horizonte com o objetivo de fomentar o debate sobre segurança pública com a comunidade. Vinculado à Seds, O CPC atua na comunidade através dos programas Programa Fica Vivo! e o Mediação de Conflitos.

O Programa Fica Vivo! atende, por ano, uma média de 12.500 mil jovens, com 500 oficinas culturais, esportivas e artísticas. Nas áreas em que foi implantado, houve redução de até 50% dos índices de homicídios. Atualmente, o programa é desenvolvido em 34 centros de prevenção.

O Mediação de Conflitos tem como objetivos a resolução pacífica de conflitos. O programa propicia atendimentos individuais e coletivos e a realização de projetos temáticos e institucionais, incluindo casos de direitos trabalhistas e da criança e do adolescente, relações familiares, aposentadoria, pensões e benefícios previdenciários, regularização de moradia, acesso aos serviços públicos essenciais e apoio à organização comunitária para formação de associações, grupos culturais e fóruns.