O secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana, foi agraciado nesta terça-feira, 09.06, com a medalha Alferes Tiradentes, a mais alta comenda conferida pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) às autoridades civis e militares que prestam relevantes serviços à corporação. A medalha foi entregue durante cerimônia em comemoração aos 240 anos da PMMG, realizada na Academia da corporação, no bairro Prado, em Belo Horizonte. A solenidade foi presidida pelo governador Fernando Pimentel.
A condecoração, criada por decreto em 1989, foi inspirada na significação histórica de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono da Polícia Militar. A medalha é confeccionada em tom suave de bege, destacando-se ao fundo a figura do alferes Tiradentes e uma vista panorâmica de ouro preto. Na parte inferior, em uma faixa aberta, está inscrito o ano de 1775, que registra a criação do regimento regular de cavalaria de minas, unidade da qual se originou nossa instituição.
Os homenageados recebem a medalha após terem seus nomes aprovados por uma comissão constituída por membros da instituição. O subsecretário de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Antônio Armando dos Anjos, também foi homenageado com a comenda.
História PM
A Polícia Militar do estado de Minas Gerais é a instituição policial mais antiga do Brasil, com 240 anos de existência. Ela teve sua origem em 09 de junho do ano de 1775, no Regimento Regular de Cavalaria de Minas, em Ouro Preto, cidade mineira declarada pela Unesco como patrimônio histórico e cultural da humanidade.
Atualmente, a PM conta com efetivo aproximado de 44 mil integrantes e uma frota de mais de 11 mil viaturas, além de sete helicópteros e um avião. A instituição é o único órgão do estado mineiro presente em todos os 853 municípios, o que equivale a mais de mil e duzentas localidades.
A corporação possui com um comando de policiamento especializado e 61 batalhões operacionais - que executam o policiamento ostensivo geral, além de contar com diversas unidades especializadas, responsáveis pela repressão qualificada, radio patrulhamento aéreo, meio ambiente, trânsito urbano e rodoviário, entre outras. Todos os esforços da corporação estão voltados para a construção de um ambiente mais seguro em Minas Gerais.
Por: Marcilene Neves
Crédito foto: Carlos Alberto/Imprensa MG