Vários torcedores que acompanharam o clássico Atlético e Cruzeiro no domingo (13.09), no estádio Mineirão, receberam folders com esclarecimentos sobre as regras da Lei Seca e suas penalidades, além de bafômetros descartáveis.  A blitz educativa, um dos braços da campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”, foi coordenada pela equipe de trânsito da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) com o objetivo de alertar os torcedores sobre os riscos de dirigir sob o efeito de álcool.

Pessoas que cometeram delitos de trânsito e são acompanhadas pelo Programa Central de Penas e Medidas Alternativas (CEAPA) da SEDS e o Corpo de Bombeiros Militar também participaram da ação. De acordo com a superintendente de Integração da Secretaria, Roberta Ignácio Lima, o resultado da blitz educativa foi satisfatório e outras serão realizadas na capital, principalmente em dias de jogos devido à volta das bebidas alcoólicas aos estádios. 

Além da blitz educativa, operações repressivas foram montadas em três vias próximas ao estádio: duas nas avenidas Presidente Carlos Luz e Antônio Carlos e outra no Anel Rodoviário. Nas duas avenidas foram 127 veículos abordados, sete infrações - caracterizadas por teor etílico entre 0,05 e 0,33 mg/l - e cinco inabilitados flagrados.

Todos os motoristas abordados foram filmados por policiais civis. A gravação é mais uma iniciativa da Defesa Social para aumentar a eficácia da fiscalização da mistura álcool e direção. Com isso, mesmo que o condutor se recuse a soprar o bafômetro, por exemplo, poderá ser punido por dirigir sob o efeito de álcool, conforme o novo texto da Lei Seca.

As blitze são coordenadas pela Seds, com participação da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), da Polícia Civil, por meio do DETRAN, do Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal de Belo Horizonte, Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) e a Polícia Rodoviária Federal.

Por: Marcilene Neves