Em um espaço de 130 m2, foi inaugurada na quarta-feira, 09.12, as novas salas de aula do Presídio de Pouso Alegre, que são o segundo endereço da Escola Estadual Ana Augusta Garcia de Faria. Erguida exclusivamente com mão de obra de presos, a nova edificação custou cerca de R$80 mil em doações de pessoas e instituições da cidade. Vai substituir no próximo ano letivo, as salas que funcionavam dentro dos blocos de celas.
O espaço será maior, aumentando as vagas de 55 para 100. O diretor-geral do presídio, Sérgio Morais, comemora a melhora do ambiente para o estudo e da segurança para agentes e educadores. “Facilitará o procedimento de segurança e trará muito mais conforto para os servidores e também para os presos. Isso é um incentivo para que eles queiram estudar cada vez mais”, diz.
Quatro presos, dois deles alunos da escola, trabalharam nas obras e produziram os tijolos de cimento. A nova escola tem cinco salas de aula, todas com banheiro e mobiliário novo, uma delas com monitor de vídeo e data show. O diretor Sérgio planeja agora se empenhar em buscar parceiros para executar a segunda etapa do prédio da escola, com biblioteca, laboratório de informática, sala para professores e auditório.
Educação no sistema prisional
Em Minas Gerais, 7.311 detentos estudam atualmente. Deste total, 7.016 estão matriculados nas 105 escolas instaladas nas Unidades Prisionais do estado, sendo 5.694 no Ensino Fundamental e 1.322 no Ensino Médio. Em cursos à distância (EAD) e presenciais, 295 presos estão matriculados no ensino superior.
Por Flávia Lima
Fotos: Divulgação Seds