Foi dada a largada para a 8° edição das Olimpíadas do Programa Fica Vivo! – programa de redução de homicídios da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), implantado em comunidades de vulnerabilidade social de Minas. A cerimônia de abertura aconteceu nesta sexta-feira (18.12) no Ginásio Poliesportivo Espaço Só Marcas, em Belo Horizonte.

A ação é uma realização da Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade da SEDS, com o apoio da Organização Civil de Interesse Público (Oscip) Peito Aberto. O objetivo do evento é aproximar e reunir os jovens atendidos pelo programa Fica Vivo!, bem como ampliar o acesso dos mesmos a práticas esportivas e espaços de lazer e de reflexão.

Vinte e cinco Centros de Prevenção de Criminalidades (CPCs) da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) participarão da competição. Quatro mil jovens, que frequentam as oficinas do Fica Vivo!, disputarão, até janeiro, as seguintes modalidades: basquete, futsal, futebol, handebol, tênis, vôlei, jiu-jitsu, luta olímpica society, muay thai e taekwondo. Nesta sexta (18) e sábado (19), acontecerão jogos de vôlei e basquete.

A coordenadora especial de Prevenção à Criminalidade da SEDS, Andrea Abritta, destacou a importância do evento para o Programa Fica Vivo!. “O esporte é, sem dúvidas, um dos principais pilares para uma cultura de paz. Queremos nos aproximar dos jovens com o esporte e com os demais pilares do programa. Mostrar a eles que é possível solucionar conflitos fora da visão da violência.”

Para o jovem Gleidson Oliveira de Carvalho, 16 anos, da equipe de basquete do CPC Citrolândia mais do que incentivar a prática de esportes, o Fica Vivo! inspira mudanças no seu bairro. “Além de tirar muitos jovens do crime, como vários amigos meus que eu mesmo incentivei a frequentar a oficina, o programa é uma solução para melhorar a segurança de onde vivemos.”

Por Fernanda de Paula

Crédito fotos: Marcelo Sant'Anna/Imprensa MG