O Secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, Bernardo Santana, recebeu, na tarde dessa segunda-feira, 22.12, no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, a Medalha do Mérito da Defesa Civil. Durante a cerimônia, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, enalteceu o trabalho dos militares, agentes públicos e voluntários que se empenharam para minimizar os danos causados após o rompimento da barragem de Fundão em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, na região Central de Minas Gerais. O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, foi o orador da solenidade.
Pimentel também foi agraciado com a honraria e relembrou a chegada dos primeiros militares ao local da tragédia para atuar no socorro às famílias atingidas. "Embora motivado por uma coisa extremamente grave, é um conforto para nós compartilhar com tanta gente boa e solidária, com tanta gente que se dispõe a arriscar a própria vida para salvar a vida do próximo, do semelhante. Isso por si só vale a homenagem, vale a medalha”, discursou o governador.
“Sinto-me honrado por receber essa comenda ao lado de profissionais competentes e dedicados que integram a Defesa Civil”, destacou Bernardo Santana.
O ministro Gilberto Occhi também destacou as ações da Defesa Civil mineira e defendeu a unificação dos trabalhos com o Governo Federal para garantir ainda mais a preparação dos órgãos de defesa civil no país. “Entendo que, quanto mais fortes estivermos, fortalecidos, integrados, com um relacionamento cada vez mais próximo e mais capacitados, tanto estados quanto municípios, nós poderemos dar cada vez mais a resposta que o Brasil vai precisar em função das mudanças climáticas que atingem o mundo inteiro”, disse o orador.
Medalha
A comenda foi criada pelo Decreto 23.658, de 4 de julho de 1984, para distinguir e premiar personalidades e instituições que tenham prestado relevantes serviços à comunidade mineira, de maneira consciente e voluntária, em assuntos de defesa civil, minimizando as consequências danosas das calamidades.
“São pessoas que, no dia a dia, têm o trabalho voltado para a defesa de toda a população do Estado de Minas Gerais. São profissionais que trabalharam efetivamente, seja no seu município, nas coordenadorias municipais, seja na coordenadoria estadual, pelos Bombeiros, pela Polícia Militar, que tiveram seu esforço desprendido para contribuir para as ações de defesa civil no Estado, sejam ações de preparação ou de resposta, como tivemos em Mariana”, afirmou o chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel PM Helbert Figueiró de Lourdes.
Entre os 37 agraciados, além do governador e do ministro, estavam o vice-governador Antônio Andrade, o secretário da Defesa Civil Nacional, Adriano Pereira Júnior, secretários de Estado, prefeitos e militares.
Fonte: Agência Minas