senai site

 

Com a ajuda de servidores do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, o preso sueco Frank Sten, de 52 anos de idade, conseguiu uma doação do Senai de materiais para a serralheria da unidade prisional, onde trabalha. A entrega foi feita pessoalmente ao detento por funcionários do Senai de Contagem. São equipamentos de mecânica, catálogos e manuais. “Isso seria descartado e felizmente foi convertidos em doação”, explica o supervisor de cursos de metalmecânica do Senai, Haroldo Rezende.

Frank fez o curso técnico na área há muitos anos na Suécia.  Na Nelson Hungria, consertou um torno mecânico que estava estragado, retirando peças de outro equipamento sem condições de funcionamento. Agora, ele planeja dar manutenção em outras máquinas e treinar presos que estiverem interessados em aprender o ofício. A pedido do Senai, irá fazer um levantamento de outros materiais necessários, para que a demanda seja avaliada.

Senai 2 site

Assistente social do Senai de Contagem,  Avilmeia de Souza, foi quem recebeu a carta de Frank. Ela conta que procurou o Instituto Minas Pela Paz, do qual o Senai é associado por meio da Federação das Indústrias de Minas (Fiemg), para saber como poderia atender o pedido. O Minas Pela Paz é parceiro da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) em projetos de qualificação profissional de detentos.

A superintendente de Atendimento ao Preso da Seds, Louise Passos, diz que a iniciativa de Contagem poderá render uma parceria ampla com o Senai.  Segundo ela, materiais que seriam descartados nas 92 unidades da instituição em Minas Gerais podem ser úteis em outras oficinas de trabalho do sistema prisional do Estado. “Vamos estudar a viabilidade de uma parceria para utilizar essas ferramentas na qualificação profissional de outros presos de Minas”, destacou Louise.

Por: Dayana Silva

Fotos: Dayana Silva